Prefeitura adere ao programa de Auxílio Alimentação via cartão magnético

O benefício, no valor de R$ 80, será concedido em três parcelas
mensais. A iniciativa visa fornecer suporte financeiro para a compra
de alimentos básicos, fortalecendo a segurança alimentar

O Departamento de Cultura de Candói anunciou os resultados finais dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, destinada a incentivar a produção cultural no país. Com mais de R$ 167 mil liberados, a iniciativa abrange 34 propostas. Candói está investindo em projetos culturais, abrangendo 12 na área do audiovisual e 22 em outras áreas das artes.

Apoio

Segundo a assessora de Cultura de Candói, Mariza Kloster, a iniciativa, viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, é resultado do esforço da gestão em apoiar a classe artística, que enfrentou desafios durante a pandemia. “Temos todo o apoio da gestão e buscamos essa verba, pois em Candói, muitos artistas em vários segmentos, devido à pandemia, tiveram suas atividades reduzidas quase que por completo. Por isso, buscamos fazer todo o possível para aplicá-la”.

Mariza destaca que, pela primeira vez, um artista candoiano terá a oportunidade de gravar um EP com 03 músicas autorais. “Os editais foram organizados a partir de oitivas feitas com os próprios artistas do município. Isso garantiu a diversidade e representatividade dos projetos nas diferentes áreas artísticas”.

Acesso aos recursos

A classe artística de Candói acessa os recursos do governo federal por meio de ações municipais, com destaque para o papel do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura. “O Conselho e o Fundo são mecanismos fundamentais para o acesso a receber este recurso e muitos que ainda virão. Eles são ferramentas que garantem a transparência e a eficiência na distribuição dos recursos”, explica Mariza.

Planos futuros

A assessora comenta que o apoio da prefeitura à produção cultural e artística tem gerado impactos positivos em Candói. A gestão proporciona incentivo e flexibilidade para aplicação de recursos, como os da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc I. “Já em 2021 aplicamos um recurso federal para os artistas que sofreram no período pandêmico, a Lei Aldir Blanc I”, destaca Mariza.

Quanto aos planos futuros, a Assessora de Cultura de Candói está empenhada em continuar apoiando e promovendo a produção cultural e artística na região com a busca por novos recursos, organização de eventos culturais, festivais de música e a Festa Nacional do Charque.