Programa ‘Nossa Água, Nossa Gente’ chega à Linha Bracatinga em Espigão
Desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e de Recursos Hídricos, de Espigão Alto do Iguaçu em parceria com a Engie Brasil e a Usina Hidrelétrica de Salto Osório, está transformando a realidade da comunidade Linha Bracatinga
O projeto de recuperação de nascentes ‘Nossa Água, Nossa Gente’, desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e de Recursos Hídricos, de Espigão Alto do Iguaçu em parceria com a Engie Brasil e a Usina Hidrelétrica de Salto Osório, está transformando a realidade da comunidade Linha Bracatinga. Famílias pioneiras e assentados da Reforma Agrária já colhem os benefícios desse programa, que visa a recuperação de 12 a 15 nascentes na região.
Parceria
O vereador e coordenador dos trabalhos, Rogério Wieczorkowski ‘Porca Véia’ (PSC), destacou a importância do programa para as famílias da região. “Estamos contentes com os benefícios que este programa está rendendo às famílias. Ouvimos muitos relatos das dificuldades de água de qualidade para o consumo humano e de animais. Agora as famílias passam a viver uma outra realidade. Temos que parabenizar o prefeito Agenor Bertoncelo por esta iniciativa, de ter buscado um parceiro importante como a Engie Brasil para execução do programa”, ressaltou Rogério.
Objetivo do programa
O programa ‘Nossa Água, Nossa Gente’ foi criado com o objetivo de promover a restauração ecológica em áreas prioritárias, visando a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade.
A proteção de nascentes melhora a saúde de agricultores e seus familiares, proporcionando água de boa qualidade em projetos de captação de água e proteção das nascentes nas propriedades rurais. “Temos atingido os objetivos de conscientizar as pessoas. O agricultor adquire aprendizado, manifestando seu comprometimento em recuperar outras nascentes e áreas degradadas dentro das propriedades”, destacou o técnico ambiental envolvido no projeto, Ladislau Stachelski ‘Lalau’.