“Vamos dar o passo firme em direção ao progresso, desenvolvimento e à dignidade para o nosso povo”, diz Rafael Moura

Candidato fala sobre suas propostas, destacando planos para saúde, infraestrutura e segurança pública

O Correio Digital, em sua série de entrevistas com candidatos ao pleito na região da Cantuquiriguaçu, destaca Rafael Moura, candidato pelo MDB, na coligação ‘Unidos pelo Progresso’ com os partidos Republicanos, MDB, União, PRD, PSB e Solidariedade de Quedas do Iguaçu. Moura, que tem Marlene Hevers como vice, fala sobre suas propostas, destacando planos para saúde, infraestrutura e segurança pública.

Trajetória

Rafael Moura se apresenta como advogado natural de Quedas do Iguaçu. Ele enfatiza sua experiência na Assembleia Legislativa, no Tribunal de Justiça e na Defensoria Pública, além de sua atuação na advocacia. “Ajudar as pessoas é o que mais me satisfaz, seja na advocacia ou na política”, afirma ressaltando seu vínculo com o município e o desejo de promover melhorias.

Plano de governo

Questionado sobre seu principal objetivo se eleito, o candidato realça a necessidade de combater o desperdício de recursos públicos. Segundo ele, com uma arrecadação de R$ 170 milhões anuais, Quedas pode realizar muitas melhorias. “Queremos asfaltar as estradas com o programa Asfalto no Campo e melhorar a saúde, trazendo especialistas e garantindo remédios 24 horas na farmácia básica”.

Saúde

A saúde é um dos temas mais abordados. Rafael afirma que sua prioridade é a construção de um hospital municipal, além de garantir a presença de médicos especialistas, como pediatras e ginecologistas, já nos primeiros meses de mandato. Ele também pretende melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Já em janeiro traremos médicos pediatras e ginecologistas para garantir partos seguros em Quedas.”

Educação

Sobre a educação, o candidato se compromete a resolver a questão das filas nas creches, construindo novas unidades e reformando as existentes. Além disso, ressalta a importância de valorizar os profissionais da educação. “Precisamos construir mais creches e escolas, mas também valorizar os profissionais da educação. Vamos pagar o piso salarial e oferecer capacitação contínua para todos”.

Infraestrutura e mobilidade

Na área de infraestrutura, propõe o programa ‘Asfalto no Campo Vida Digna’, que pretende pavimentar mais de 100 quilômetros de estradas rurais. Ele também planeja implementar um sistema de transporte público urbano e melhorar a mobilidade nas áreas urbanas e rurais. Além disso, pretende terceirizar a recuperação das principais estradas e iniciar o programa “Porteira Adentro”, que cuidará de melhorias nas propriedades rurais.

Segurança pública, esporte e cultura

Uma das propostas de Moura para a segurança pública é transformar Quedas do Iguaçu em uma companhia independente da Polícia Militar. “Precisamos transformar Quedas em uma companhia independente, aumentando o efetivo policial. Hoje, temos apenas três policiais de plantão por turno”.

Ele também defende a necessidade de ações preventivas na educação, cultura e esporte, como forma de afastar os jovens da criminalidade.

Falando em esporte, ele propõe a criação de uma secretaria autônoma para o esporte e a reforma dos equipamentos esportivos do município. Ele critica a atual gestão por não investir localmente e promete reformular o setor. Na cultura, o candidato pretende garantir acesso inclusivo aos espaços culturais e valorizar as tradições locais e novos talentos.

Considerações finais

Ao final da entrevista, agradece aos eleitores e enfatiza a importância de analisar cuidadosamente o perfil dos candidatos. “Eu sempre falo, com Deus no coração, com fé no povo, com as pessoas que mais precisam, a gente vai fazer história em Quedas Iguaçu. Na hora de votar, você não tem que votar pelos políticos, você tem que votar por você, pela sua família, pela melhoria da saúde, pela melhoria do seu bairro, do lugar onde você vive”. E finaliza dizendo que se a população aceitar o retrocesso, vai aceitar que continue sem as melhorias. “A gente vai dar o passo firme em direção ao progresso, ao desenvolvimento, à dignidade para o nosso povo”.

Confira a entrevista clicando aqui