Pálido ponto azul

O que havia antes do início do universo? Essa pergunta não tem sentido, pois o tempo não existia, portanto não podemos dizer que o universo começou num determinado momento, pois não havia tempo.

O que sabemos é que atualmente o universo está em expansão onde as galáxias a cada segundo-luz estão mais distantes umas das outras, apesar de aparentarem imobilidade a observação a olho nu.

A luz percorre o universo a 299.792.458 m/s, aproximadamente 300.000 km/s no vácuo. A luz é o “objeto” mais rápido que existe no universo, pois não é dotada de massa, mas de energia. Para termos uma ideia da rapidez disso, a luz do Sol leva cerca de 8 minutos e 18 segundos para à Terra, 13 minutos para chegar à Marte e cerca de 5 horas para chegar à Plutão. Para nós isso é rápido, mas em termos de universo é muito devagar.

A estrela mais próxima de nós é a Próxima Centauri localizada a 4,2 anos-luz. Ou seja, se conseguíssemos chegar a velocidade da luz demoraríamos mais de 8 anos para ir e voltar. Isso sem falar nos efeitos que a teoria da relatividade teria sobre quem viaja e quem permanece na Terra. Em nosso atual estágio tecnológico é impossível qualquer viagem para fora do nosso sistema solar.

Nesse caso, resta-nos cuidarmos do planeta Terra, pois não temos outro lar. A poluição desenfreada e a superpopulação colocam em risco a sobrevivência de todas as espécies que habitam o planeta. Temos uma responsabilidade para com todos e para com cada pessoa em particular. Não há outro ´planeta igual ao nosso em nenhum lugar do universo, pode ter parecido, mas não igual. As espécies que aqui vivem estão adaptadas para este planeta e, se este planeta desaparecer, todos desapareceremos… para sempre!

Carl Sagan chamou a terra de “pálido ponto azul”, No seguinte endereço podemos ver como a terra é vista a 6 bilhões de quilômetros: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51497794

Jure et facto.