Afinal, posso tomar vinho diariamente?

Estudos afirmam que tomar uma, até duas, taças de vinho tinto por dia podem fazer muito bem à saúde. Será esse o segredo da longevidade?

Você já ouviu a expressão que a diferença entre o veneno e o remédio é a dose? Pois é, conforme Viviane Gomes, nutricionista do Instituto Castro, o consumo de uma taça de vinho ao dia pode ser benéfico a saúde. A explicação está na composição da bebida, rica em antioxidantes que previnem alguns problemas de saúde.

No vinho encontramos diversos ativos benéficos a saúde como o Resveratrol, encontrada na casca da uva roxa, que atua prevenindo algumas doenças como câncer, infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e diabetes. Taninos e Flavonóides, antioxidantes que contêm ação pré-biótica aumentando a quantidade das bactérias benéficas no intestino, além de fortalecer o sistema imunológico e Polifenóis, também presentes na casca da uva, que aumentam os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL). Com isso, inibe a formação de placas de gordura no sangue, evitando os trombos que causam os Infartos e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ainda de acordo com a profissional, os polifenóis ajudam a diminuir o açúcar do sangue, aumentando a insulina e reduzindo a glicose livre, prevenindo da diabetes.

E as controvérsias? O cardiologista Marcelo Cantarelli explica que, apesar dos benefícios, a quantidade dessas substâncias no vinho é pequena, fazendo com que seus benefícios sejam alcançados a longo prazo e difíceis até de se confirmar em grandes estudos. “Os principais estudos com consumo de vinho são feitos experimentais em animais em vitro, em que as doses utilizadas de resveratrol por exemplo, são maiores e esses benefícios são mais claros. Mas de certa forma, a gente pode dizer que o consumo de vinho moderado pode ser benéfico”.

Na página 3 desta edição comemoramos o aniversário da dona Maria Lucia Denotti Schardosin, moradora de Laranjeiras que completa 100 anos amanhã (5). Em seu relato dona Maria citou que ao longo da vida a única bebida que gostava de tomar era um cálice de vinho por dia. Será esse o segredo da longevidade?