É necessário também uma conscientização sobre como tratar as pessoas de mais idade. É assustador olhar para as estatísticas quando o assunto é violência contra o idoso
Atualmente, 30 milhões de pessoas são consideradas idosas no Brasil, contabilizando 14,3% de toda a população. A expectativa de vida, por sua vez, aumentou para 75 anos, conforme dados de 2016 e em 2020 subiu novamente para 76,8 anos. Em 2000, a expectativa de vida era de 70 anos. O aumento, segundo dados do Instituto, aponta uma grande conquista social.
Esse crescimento da expectativa de vida simboliza também a melhora das condições de vida da população, sobretudo aqueles que são decorrentes do aumento do percentual de acesso a serviços de saúde.
Com o envelhecimento populacional e o percentual de pessoas idosas cada vez mais elevado, ter conhecimentos básicos com idosos é essencial. Isso porque conviveremos cada vez mais com pessoas idosas ativas e também com aquelas que irão requerer cuidados especiais. Para ambas é necessário ter atenção especial para que vivam mais e melhor.
É necessário também uma conscientização sobre como tratar as pessoas de mais idade. É assustador olhar para as estatísticas quando o assunto é violência contra o idoso.
A situação é tão grave que a Organização das Nações Unidas (ONU) criou uma data específica para celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que é 15 de junho.
O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.
Em que ponto o mundo chegou. Onde as pessoas perderam o respeito por aqueles que um dia foram produtivos e úteis, seja para a sociedade ou para a família.
O que muitos não veem, mesmo sendo óbvio, é que todos vão envelhecer. Salvo, se morrerem antes.
Colocar-se no lugar do outro, essa é uma regra que vale ouro.