Cooperação pela vida na água

Tais iniciativas devem ser incentivadas e valorizadas, pois contribuem para a preservação do ecossistema e da biodiversidade aquática, além de garantir a sustentabilidade da pesca, seja ela esportiva ou comercial

A pesca em rios e lagos onde é legalizada pode, se não for controlada adequadamente, levar à redução drástica das populações de peixes e até mesmo ao genocídio de espécies. A fim de evitar esse cenário preocupante, ações de reposição dos peixes em seus habitats naturais são cruciais. Tais iniciativas devem ser incentivadas e valorizadas, pois contribuem para a preservação do ecossistema e da biodiversidade aquática, além de garantir a sustentabilidade da pesca, seja ela esportiva ou comercial.

No último sábado, durante o Campeonato de Pesca Esportiva 2023 em Rio Bonito do Iguaçu, foi promovida uma ação exemplar de reposição de peixes. A Sicredi Grandes Lagos, em parceria com a associação Santiago Pesca Esportiva e pescadores da região, soltou 12 mil alevinos no alagado do município (página 5). Esse gesto evidencia o compromisso dessas organizações com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, sendo uma resposta concreta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, em especial o ODS 14, que trata da vida na água.

A soltura de alevinos de lambaris e jundiás, espécies forrageiras, contribui para o equilíbrio ecológico do ambiente aquático, já que são fonte de alimento para outras espécies, como a traíra, peixe protagonista do campeonato de pesca esportiva. A modalidade esportiva, que consiste na pesca e posterior soltura dos peixes vivos, é uma prática consciente que demonstra o respeito e a preocupação com o meio ambiente e o equilíbrio das populações de peixes.

É importante reconhecer e valorizar a atuação do Sicredi nessa ação, que, além de patrocinar o evento, mobilizou seu comitê de sustentabilidade para promover o repovoamento dos peixes no alagado de Salto Santiago. A Sicredi Grandes Lagos mostra-se comprometida com a preservação do meio ambiente, e ações como essa reforçam a importância da cooperação entre empresas, associações e comunidades locais para a construção de um futuro mais sustentável e equilibrado.