De acordo com o IBGE, dados de 2020 a expectativa de vida dos homens era de 73,3 em comparação com a mulher de 80,3 anos
No dia 15 de julho é comemorado anualmente no Brasi, o Dia dos Homens.
Esta data foi inspirada no Dia Internacional do Homem (19 de novembro) e tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre os cuidados que devem tomar com a sua saúde.
No Brasil, o Dia do Homem foi criado por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores e é celebrado no país desde 1992.
Chega a ser engraçado pensar que sejam necessárias tantas campanhas e datas comemorativas para conscientizar o gênero masculino sobre a importância de se cuidar.
Não é a toa que os homens vivem menos do que as mulheres. De acordo com o IBGE, dados de 2020 a expectativa de vida dos homens era de 73,3 em comparação com a mulher de 80,3 anos.
E isso tem explicação, pois três em cada dez homens não têm o hábito de ir ao médico, segundo o Ministério da Saúde. E, de acordo com pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem, mais da metade dos pacientes do sexo masculino só busca atendimento médico quando os problemas de saúde já estão em estágio avançado, o impede um diagnóstico precoce e dificulta a eficiência do tratamento.
Já passou da hora dos homens deixarem de lado tabus ou medo de serem julgados ou vistos como fracos. Independente do gênero, todos são seres humanos.