As reclamações vão de atraso na entrega dos produtos, cobranças indevidas e a não entrega do produto
Vivemos uma nova realidade e com ela a facilidade para cair em um golpe na hora de fazer uma compra online. O e-commerce foi um dos setores que mais cresceu durante o período da pandemia.
O brasileiro aprendeu e gostou de fazer suas compras pela internet pois teve que se adaptar durante a época do distanciamento. Infelizmente sempre existem os dois lados, um deles é a facilidade da compra o outro, na mesma proporção, a possibilidade de cair em um golpe.
Aumentou o comércio pela internet, basta acessar um site e em poucos minutos sua compra está feita. A facilidade da compra trouxe outro problema que é cair em umgolpe. O número de queixas de consumidores cresceu na mesma proporção. Segundo o Procon-SP, as reclamações relacionadas a compras online subiram 536% em comparação com 2019, último ano antes da pandemia. Ao todo, foram 498,8 mil queixas em 2021, 301,6 mil em 2020 e apenas 78,4 mil reclamações em 2019.
As reclamações vão de atraso na entrega dos produtos, cobranças indevidas, a não entrega do produto ou então o consumidor não consegue mais encontrar o endereço do site. Os golpes mais recentes são os sites falsos, ou quando os perfis nas redes sociais são hackeados e os criminosos passam a fazer anúncios e aplicar golpes nos seguidores.
Portanto, todo o cuidado é pouco. Somente em 2022 os crimes aplicados virtualmente aumentaram em mais de 100%. Cada vez mais ousados, os criminosos invadem uma rede social e através delas realizam promoções relâmpagos, que vão de pequenos produtos à automóveis.
Essa modalidade se destaca entre as mais praticadas no país, só em 2021 foram mais de quatro milhões de casos, segundo dados da Serasa Experian, alta de 16,8%, em relação a 2020. Portanto fique esperto, se a oferta e a facilidade forem muito tentadoras, desconfie, faça um print de sua tela e denuncie.