Impacto dos pequenos negócios na economia Brasileira

“Setor comemorou a marca de 72% dos empregos gerados no país só no primeiro semestre de 2022”

Comemorou-se ontem (5) no Brasil, o Dia da Micro e Pequena Empresa. A homenagem refere-se a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841, em 1999.

Depois de 23 anos, o setor comemorou a marca de 72% dos empregos gerados no país só no primeiro semestre de 2022. Isso representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 99% dos empreendimentos brasileiros. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dados representam 18,5 milhões de pequenos negócios.

Também de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os pequenos negócios apresentaram um saldo positivo na geração de empregos em agosto de 2022. A média mensal dos postos de trabalho ultrapassou 160 mil desde o início do ano.

Por mais que as grandes empresas sejam essenciais para o país, equilibrando a balança comercial, as micro e pequenas empresas também impactam a economia local e do mundo.

É preciso valorizar o comércio local. Empreendedores contribuem com o desenvolvimento social. E o consumidor fortalece os pequenos empreendimentos. Dessa forma, os produtores ganham um estímulo para que seu negócio cresça, inovando o seu produto ou serviço para aperfeiçoar seu atendimento. Além, de contratar as pessoas do local onde a micro e pequena empresa está localizada.

Com isso, conclui-se que estes negócios auxiliam na distribuição de renda pelo trabalho, estimulando a inclusão social e gerando riqueza.