Laranjeiras do Sul 76 anos: seu passado inspira um futuro promissor 

Do vilarejo Laranjeiras (ex Vila Xagu) a capital do Território do Iguaçu

Laranjeiras do Sul comemora hoje (30) 76 anos desde sua criação. Mas na verdade sua história começou muitos anos antes. Desde a chegada dos primeiros pioneiros lá no início do século XX. Na história do Brasil, foi um período que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder.

Não diferente de Laranjeiras do Sul, que nos seus primeiros dois anos de vida era conhecida como a capital do Território do Iguaçu, criado pelo Decreto Lei nº 5.812, de 13 de setembro de 1943, durante o governo de Getúlio Vargas. Durante seus três anos de existência, o território teve dois governos militares, o primeiro João Garcez do Nascimento e o segundo Federico Trotta.

O traçado da fronteira do território também foi alterado ao menos uma vez durante sua existência: em 1944, para incorporar a região da capital. O então vilarejo de Laranjeiras (ex Vila Xagu), passou a se chamar Iguaçu, tornando-se a nova capital. O governo do novo território só se instalou na capital em 1946, governando no local por apenas 6 meses.

A extinção do Território do Iguaçu deu-se através do ato das disposições transitórias da Constituição Brasileira de 1946, em decorrência de articulações de políticos paranaenses com capacidade de influência na Assembleia Nacional Constituinte. Assim, a área do antigo território do Iguaçu retornou aos estados de Paraná e Santa Catarina.

Com a extinção o município recebeu o nome de Laranjeiras do Sul e de sua área foram emancipados, desde 1946, doze novos municípios: Guaraniaçu, Campo Bonito, Diamante do Sul, Catanduvas, Três Barras do Paraná, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond, Ibema e Porto Barreiro.

Assim, e com a participação de muitos pioneiros abnegados que não mediram esforços, chegamos a Laranjeiras do Sul de hoje, pujante e com um futuro promissor pela frente. Não só Laranjeiras, mas todos esses doze municípios que hoje compõem o novo mapa da região, mudaram seu IDH, que era um dos mais baixos do estado.

Parabéns a população de Laranjeiras do Sul e região, afinal muitos que moram nos municípios vizinhos que foram desmembrados, são laranjeirenses de nascimento.