Novo período letivo e seus desafios para a região

Para Kant: “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”

O filósofo prussiano Immanuel Kant, considerado o pai da filosofia moderna, disse no século 18: “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Se fôssemos reformular a frase, à luz da equidade de gênero buscada na atualidade, podemos dizer que ‘o ser humano’ não é nada além daquilo que a educação faz por ele.
Se há uma área que deve ser vista como estratégica pelos prefeitos da Cantu é a educação. E em todos os seus níveis. E não estamos mal. Laranjeiras obteve 5,3 de média no IDEB, bem acima da média estadual de 4,6 que por sinal foi a melhor média do país. Exemplos de projetos inovadores estão por toda parte. Temos o IFPR em Quedas, a escola técnica e a UFFS e ainda o colégio militar, em Laranjeiras, único do ensino estadual a dar uniformes 100% gratuitos a todos os alunos.
Pela região, cada vez mais escolas, como em Marquinho, por exemplo, contam com ar condicionado nas salas de aula e apostilas que antes, apenas alunos da rede privada tinham acesso. O investimento em capacitação também é contínuo.
Nesta edição especial de fevereiro, procuramos dedicar mais espaço ao tema da volta às aulas, destacando as diversas formas de aprendizado que, se para alguns são necessárias, para outros são cruciais.
Pensar a educação no século 21 é um desafio vivido diariamente não só pela comunidade escolar e acadêmica, mas também por todos que estão de alguma forma, inseridos no mundo do trabalho.
Para os jovens, acreditamos que é importante ensinar a amar e valorizar a nossa região. Aos mais velhos, o conceito de Life Long Lerning (aprendizado ao longo da vida) será cada vez presente. Para trabalhar, temos que aprender diariamente.
O uso da tecnologia já está integrado às novas formas de ensinar, mas ela também distrai e afeta negativamente o cérebro, se usada em excesso. Desafio enorme, portanto, esse equilíbrio. De todo modo, um novo ano escolar começa e desejamos que seja proveitoso. Boa aula!