As fronteiras do saber precisam ultrapassar os limites de uma sala de aula
A expansão do conhecimento produz frutos permanentes em uma sociedade. Daí se vê cada vez mais necessário uma atenção completa e concentrada para iniciativas que levem o conhecimento à crianças em todos os cantos do país, seja nos grandes centros urbanos, mas principalmente nas pequenas cidades interioranas dos estados do Brasil.
A educação é composta por um todo: um vasto conjunto de indivíduos. É importante que novas ações de expansão do saber chegem à cada um, igualmente, rompendo um pouco com o didatismo da sala de aula. Nesse sentido, por exemplo, o ônibus do projeto Vida Marinha demonstra como um determinado conteúdo pode ser abordado de forma detalhada e dinâmica para crianças, aguçando sua curiosidade e observação. Por estarem tão próximas da prática demonstrativa, é natural que as crianças concentrem mais seu interesse.
Como o projeto descrito na página cinco, percebemos que além da demonstração, outro fator demonstra eficácia: o saber que circula. Assim deve ser em toda a sociedade. Um saber para todos, e que chega a todos, não importa onde estejam.
Seja por meio de projetos, programas de incentivo, espaços destinados a prática e fomento de uma prática específica ou um veículo que leva conhecimento até os alunos.
O saber precisa circular na sociedade. A escola não precisa ser o único ambiente destinado a expansão do conhecimento. As fronteiras do saber precisam ultrapassar os limites de uma sala de aula e afetar a sociedade e seus indivíduos, estimulando a curiosidade e interesse dos pequenos.