Paraná um estado cheio de belezas escondidas
Embora não tão conhecidos, nosso estado possui diversos pontos turísticos espalhados pelo território paranaense
Quando você pensa em viajar e passar férias, sua primeira ideia é em alguma cidade do Paraná? Ou logo surgem na mente cidades como Itapema, Florianópolis ou outras mais ao sul? Embora não tão conhecidos, nosso estado possui diversos pontos turísticos espalhados pelo território paranaense.
Cada vez mais os governos estaduais e municipais investem no incentivo ao turismo por aqui, o que é ótimo pois movimenta a economia local atraindo turistas. Dos mais famosos já é de praxe o costume de visitar Foz do Iguaçu para conhecer as cataratas, visitar o Parque das Aves, o Bar de Gelo, entre outras atrações da cidade. Indo para o litoral temos Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e a Ilha do Mel, onde muitos paranaenses vão para aproveitar um dia ensolarado.
Porém existem tantos outros pontos pelas regiões paranaenses e inclusive aqui na Cantu. Nossa região é conhecida pelas inúmeras usinas hidrelétricas que impulsionam a economia dos municípios. Com isso em vista temos diversos alagados para frequentar, como o de Rio Bonito do Iguaçu, que esta semana, após muitas chuvas do ano passado, encontra-se cheio. E também muitas cachoeiras dispersas pelo nosso mapa. O Museu Regional do Iguaçu em Reserva do Iguaçu é um dos pontos que vale a pena uma visita para conhecer mais sobre a história e cultura dessa região, assim como a fauna e flora lindamente preservada no interior do museu.
Saindo um pouco da Cantu podemos mencionar o Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, constituído por diversas formações geológicas em reserva natural. Igualmente podemos citar o Buraco do Padre, também em Ponta Grossa, no distrito de Itaiacoca, uma caverna de formação natural com um oásis no seu interior.
A região de Curitiba é uma que daria um texto inteiro de tantos pontos para visitar. A cidade conta com o Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer, Parque Barigui, a Ópera de Arame, o Parque do Japão, e muitas outras.
Na página 4 desta edição trouxemos algumas dicas sobre o passeio de trem em Morretes, outro ponto turístico essencial para conhecer. Em meio a Mata Atlântica o trajeto percorre por morros, colinas, cachoeiras, paredões de pedra, e pontes tão estreitas que causam um frio na barriga. Vale a pena conferir a matéria para saber o dia certo de visitação e até qual assento escolher.