Qual é sua expectativa para os próximos anos

Precisamos entender que, a esperança de dias melhores, dependerá muito de qual será nossa atitude para enfrentar o ano que se aproxima

Hoje está terminado a primeira quinzena do último mês do ano, nos restam apenas 15 dias e mais um ano chega ao fim. Para alguns está chegando a hora de colher os frutos daquelas sementes planadas e bem cuidadas durante o ano. Para muitos, chegou a hora de colocar as ações na balança, refletir sobre os últimos meses e projetar o as ações para que o próximo ano seja melhor.

Toda vez que se fala em projetar ou planejar o futuro, surgem dúvidas e medos será estamos preparados para isso. Mas, mesmo que pareça desafiador é uma ação necessária e ela precisa ser feita, seja nas empresas, nos órgãos públicos e principalmente na vida pessoal.

Conseguimos atingir nossas metas, se não, por que não aconteceu. Comemorar os objetivos alcançados no ano e, sublinhar os que ficaram para o próximo ano. Afinal está se fechando mais um ciclo que se renova já a partir do dia primeiro de janeiro.

No caso de 2022, o balanço do ano, seja pessoal, social, econômico, trouxe resquícios inevitáveis de um pós pandemia. Claro que não podemos usar isso como muleta, para alguns foi um ano de novas oportunidades, outros tantos não a enxergaram. O que precisa ficar claro é que, no dia primeiro de janeiro de 2023, um novo ciclo inicia e que precisamos abandonar velhos hábitos que não deram certo.

Precisamos entender que, a esperança de dias melhores, dependerá muito de qual será nossa atitude para enfrentar o ano que se aproxima com N possibilidades e muito desafiador. Quais serão os desafios que estão por vir com o novo governo. Fazer o balanço de final de ano é importante, mais importante que é o acompanhamento durante o ano todo, isso possibilita eventuais correções de percurso.

Li em algum lugar dia deses que no geral, o homem sempre temeu o tempo. Para tentar domá-lo, inventou o calendário, na ilusão de que, ao aprisioná-lo em datas e sequências, conseguiria, pelo menos, entendê-lo. É fato que o passado é importante, saber onde tropeçamos, assim podemos nos livrar de uma nova queda.

O planejamento do amanhã é importante, demonstra nossa preocupação com o futuro, pois, nossas aspirações nos movem para aquilo que devemos fazer hoje para que estas expectativas sejam satisfeitas. Bora planejar as ações do amanhã!