Taxa de desemprego X vaga de emprego

Desemprego, na definição do IBGE, mede as pessoas não ocupadas que tomaram alguma providência efetiva para conseguir um trabalho

Muito se fala na gangorra que vive a taxa de desemprego no Brasil. Se for visto pelo comportamento da taxa de desemprego, o mercado de trabalho brasileiro tem melhorado desde o início de 2021, após uma piora devido o começo da pandemia.

Segundo os dados da pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua trimestral (PNADCT) do IBGE, no segundo trimestre deste ano mostram que a taxa de desemprego saiu de 11,7% ao final de 2019 para 14,8% um ano depois, retornou para 11,7% ao final de 2021 e atingiu 9,1% em junho 2022.

O lado interessante é que essas variações ocorreram em todas as regiões do País.

Num primeiro momento pelo impacto inicial da pandemia e pela recuo do mercado de trabalho, evidenciada pela alta do desemprego.

Na avaliação dos economistas não apenas o impacto da pandemia sobre o emprego, mas, também a inflação alta corroendo os salários reais. Por outro lado se for considerando os dados do IBGE para dezembro de 2021, na pesquisa nacional por amostras de domicílios (PNAD), as taxas de desemprego médias nas distintas regiões do país variavam de 6,7% na região Sul a 14,7% no Nordeste, na média nacional fica em 11,1%.

Em linhas gerais, usualmente temos desemprego abaixo da média no Sul e Centro-Oeste, acima da média no Nordeste, e próxima da mesma no Norte e Sudeste.

Note-se que desemprego, na definição do IBGE, mede as pessoas não ocupadas que tomaram alguma providência efetiva para conseguir um trabalho no período de referência de 30 dias e que estavam disponíveis para iniciar um trabalho na semana de referência – quem não trabalha, nem procura emprego, não aparece na estatística.

Essa nota do IBGE, nos permite entender, porque existem vagas de emprego nos mais diversos setores, mas uma grande dificuldade para achar mão de obra qualificada.

Em conversa recente com empresários da região, nos perguntávamos aonde estão esses desempregados porque ali num cálculo rápido tinha pelo menos 120 vagas de emprego e por mais que se dê visibilidade não aparecem candidatos.