Como sede da cooperativa de crédito, Laranjeiras comemora ciclo virtuoso, que tem no presidente Orlando Mufato a sua maior expressão
Mais que um modelo de negócios. Uma filosofia. Assim pode ser definido o movimento cooperativista no mundo inteiro. Nascido junto com a Revolução Industrial no século XIX, buscava alternativas para tirar os trabalhadores da situação de extrema pobreza. Neste período, os avanços tecnológicos provocaram mudanças que repercutiram nos meios de produção e suscitaram ideias socialistas e com o intuito de promover melhoras na situação da classe operária. Foram iniciativas pioneiras fruto do trabalho
coletivo e com recursos oriundos dos trabalhadores.
Como aponta a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, a criação da primeira cooperativa de consumo no Brasil, aconteceu em Ouro Preto (MG), no ano de 1889, denominada Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto. Logo, o modelo se expandiu para Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Já a primeira cooperativa de crédito do país foi criada em 1902, no
Rio Grande do Sul, na cidade de Nova Petrópolis. Um lendário padre jesuíta, chamado Theodor Amstadt foi o idealizador e inspirador da ideia.
Na região da Cantu temos a alegria de contar com várias cooperativas de crédito, trazendo pujança para a economia local. A Sicredi Grandes Lagos PR/SP, que completou 34 anos ontem (2), merece destaque. Nascida de forma modesta tem crescido em ritmo acelerado e já está presente em 22 das 23 cidades onde pode atuar no estado, gerando mais de 300 empregos diretos e milhões em negócios.
Seu passo mais ousado, fruto de um planejamento sólido, conduzido com maestria pelo presidente da Central PR/SP/RJ e membro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Manfred Dasembrock, foi a expansão para o estado de São Paulo.
Hoje a Sicredi Grandes Lagos já contabiliza dez agências no estado paulista. Um ciclo virtuoso que tem no presidente Orlando Mufato a sua maior expressão. Como sede da cooperativa de crédito, Laranjeiras tem muito a comemorar. Nossa saudação a toda diretoria pela data e votos de que o sistema cooperativista se torne cada vez mais um modelo pujante a ser seguido por diversos ramos empresariais. Um negócio sem dono e que ainda gera desenvolvimento econômico e social.