Um dos caminhos é gerar emprego e renda…

O desenvolvimento econômico e social dos municípios em especial os pequenos e médios é um desafio constante para gestores, empreendedores e comunidades. Por isso é necessário buscar alternativas que promovam a geração de emprego e renda, impulsionando o crescimento e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Um dos caminhos para alcançar esse objetivo é incentivar o empreendedorismo local, apoiando e capacitando os pequenos negócios a se desenvolverem. Além disso, é fundamental criar parcerias com organizações e instituições que possam fornecer recursos financeiros (aqui entra em especial a função das cooperativas de crédito), e técnicos educacionais, como apoio da Universidade, faculdades, escola técnica, SEBRAE entre outras intuições de ensino e formação, que podem ajudar a alavancar o desenvolvimento econômico dessas localidades, as PPP parcerias público-privadas também é um caminho nesse processo. É preciso estar atento a importância de criar mecanismo para o desenvolvimento humano, para em paralelo haver o desenvolvimento econômico, diferente disso pode não haver sustentabilidade nesse processo.

Investir em setores estratégicos também é essencial para promover a geração de emprego e renda em municípios com o perfil da nossa região. Por exemplo, o desenvolvimento do turismo sustentável, que valoriza os recursos naturais, religiosos e culturais, podem impulsionar todo um setor econômico local, criando oportunidades de trabalho, emprego e renda com isso fortalece a economia local.

Nesse contexto, é válido lembrar a citação bíblica de 1 Tessalonicenses 4:11-12, que diz: “esforcem-se por viver em paz com todos e serem autossuficientes. Trabalhem com as próprias mãos, como nós os instruímos a fazer, para que andem decentemente aos olhos dos que estão fora e nenhum de vocês dependa dos outros”. Essa passagem nos traz a reflexão sobre a importância do trabalho e do empenho individual na busca pelo sustento e pelo desenvolvimento econômico e social da localidade onde vivemos.

A geração de emprego e renda é essencial para a manutenção do equilíbrio social e econômico de municípios como Laranjeiras do Sul, no periodo em que estive como presidente da ACILS sempre disse que uma das melhores formas de fortalecer o comercio é “colocar dinheiro no bolso do povo” ou seja gerar emprego e renda . Ao promover o crescimento econômico local, é possível atrair investimentos, melhorar a infraestrutura e oferecer melhores condições de vida para a população. Portanto, é fundamental que gestores e comunidades estejam comprometidos com o desenvolvimento sustentável de suas regiões, buscando sempre alternativas inovadoras e inspirando-se em valores que promovam a igualdade, a justiça, o cooperativismo e a solidariedade. Precisamos falar mais sobre isso, e construir avanços.