A cultura organizacional é a percepção dos valores, normas, princípios que norteiam a empresa e de como os colaboradores lidam com ela.
A cultura sofre influência direta: de seus fundadores, que deixam suas marcas, principalmente na questão de crenças e valores; e também é influenciada pelo ramo de atividade, já que algumas empresas são mais formais e outras mais flexíveis ou inovadoras; além do comportamento dos dirigentes atuais e de como eles aplicam as normas da empresa, pelo senso de justiça, equidade e ética; e também pela área geográfica, pois cada região tem seus próprios costumes, níveis culturais, aspectos sociais, econômicos, entre outros.
O cliente, os fornecedores, a comunidade e todos que lidam com a empresa também são afetados pela cultura, pois aos se relacionarem com a empresa, percebem como a cultura se manifesta através da conduta de seus colaboradores, principalmente ao lidar com problemas ou questões de conflito, pois são nestes momentos onde fica mais perceptível a força da cultura, pois quanto mais arraigada a cultura, quanto melhor treinados os colaboradores e quanto mais autonomia tiverem, da melhor forma as questões conflitantes serão resolvidas.
A cultura também é transmitida pela definição expressa da missão da empresa, que é a sua razão de ser, normalmente foi o motivo de criação da empresa; pela visão, que é a definição de onde a empresa quer chegar, ou os objetivos maiores que o dono e gestores pensam que é possível atingir no futuro e dos valores, que são os princípios que a empresa empregará para realizar sua missão e conquistar o que foi projetado para o futuro (visão).
Por isso, é muito importante explicitar para todos os envolvidos com a empresa (stakeholders) a cultura que norteia a empresa, sua missão, visão e valores. Pois quanto mais sintonizados estivermos com estes conceitos, melhores serão nossos relacionamentos e postura, com reflexos positivos para todos os envolvidos! Viva a Cultura!!!