As doenças do trabalho

_

Doenças osteomusculares (como tendinite e dores musculares), doenças respiratórias, infecciosas e transtornos mentais são os 4 tipos de doenças que mais causam afastamentos de funcionários. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Mercer Marsh Benefícios com mais de 146 empresas de médio e grande porte em 29 segmentos — juntas essas companhias empregam mais de 400 mil pessoas.
Os dados preocupam pela maneira como as empresas gerem o problema: um terço desconhece os principais motivos dos afastamentos e quase metade não tem plano para evitá-los. Para especialistas em RH, lidar com afastamentos e bem-estar dos funcionários é uma faceta da boa governança corporativa e precisa estar mais no centro do debate.

Que a pauta de saúde mental está quente dentro das organizações ninguém duvida, mas será que as empresas estão realmente prontas para lidar com o tema?

Semanalmente converso com pelo menos uma dezena de líderes de RH e de saúde corporativa. Durante minhas conversas percebo que, na maioria dos casos, existe uma preocupação genuína com as pessoas. No entanto, afirmo, sem medo de errar, que as empresas ainda não sabem exatamente como endereçar um problema que só cresce.

Problemas com adoecimento emocional, que já eram críticos, ficaram ainda mais presentes após o início da pandemia de covid-19. Ainda não é possível mensurar o impacto dos acontecimentos dos últimos anos em nossa saúde, mas uma coisa é certa: estamos mais doentes e vivendo uma epidemia de doenças mentais.

As notificações de suicídio não param de crescer, em especial entre adolescentes. Os afastamentos por depressão e ansiedade dispararam. Sei que há uma super discussão em torno do burnout e do esgotamento profissional, mas a prevalência continua sendo de ansiedade e depressão.

As pessoas estão doentes. Cerca de 20% dos colaboradores da sua empresa estão convivendo com algum transtorno mental, isso é um fato. Minha pergunta é: o que as empresas estão fazendo com isso?

Pode sim haver uma relação entre adoecimento e trabalho, mas não será em todos os casos e talvez não seja na maioria deles.

A sociedade está adoecendo mentalmente e nós podemos ajudar a reduzir esse processo, concorda?

Você, que está lendo esse post, conta pra mim o que você pensa sobre o assunto!

Sua empresa tem feito algo para cuidar da saúde mental do time?