Black Friday do Prosa Rural!

_

Black Friday se aproximando e nós mais uma vez nesse turbilhão de anúncios. Compre, compre, compre! Um celular mais potente, um eletrodoméstico novo, roupas … Compramos por motivos racionais e também usando o emocional. A questão, já desafiante, fica mais complexa para o meio ambiente no caso deste último. O resultado do consumo por impulso normalmente vai parar…no lixo, em um curto espaço de tempo. Daniela Lerario, bióloga e palestrante, cita que até 2.050 deveremos produzir 70% a mais de lixo no planeta.

Surgem algumas alternativas com apelo ao chamado consumo consciente, através do uso de sacolas “ecológicas”, canudos e copos, nos mais variados padrões e cores. E nos pegamos, paradoxalmente, “comprando mais para salvar o planeta”.

Levando o conceito do equilíbrio sócio-econômico-ambiental para o meio corporativo, da sigla em inglês ESG, ou ASG em português, várias empresas já adotam práticas que buscam o uso eficiente dos recursos naturais, boas práticas de governança corporativa e o compromisso social.

Sem dúvida a atividade humana afeta significativamente o planeta. E nas últimas décadas esse impacto tem crescido de maneira exponencial, bem como a tecnologia que busca mitigá-lo.

A reciclagem sozinha parece não mais dar conta de resolver o modelo de extrair, transformar, consumir e descartar, sobrecarregando o solo, o ar e a água com dejetos. Em muitos casos, reciclar custa mais caro que o produto reciclado, inviabilizando o processo. Apesar de ainda não termos uma solução definitiva para a produção de resíduos, as tecnologias existentes já trazem impacto ambiental positivo para a sociedade. Mais que consciência, precisamos de atitudes que se traduzam em impactos econômicos, sociais e ambientais positivos para o planeta.