Me dá um dinheiro… 3ª Parte

E de tradição brasileira o financiador repassar recursos para todos os concorrentes – ou pelo menos aos mais competitivos – para não ficar mal com ninguém.

A candidata Simone Tebet do MDB não ficou para trás, mas a situação do PT é muito mais confortável. O diretório nacional da legenda já recebeu pelo menos 8,5 milhões de reais só na fase de pré campanha. Assim o PT, pode concentrar todas suas energias em Lula. Com ou sem doações de pessoas físicas, o ex-presidente receberá todos os recursos necessários.

No fim de junho, Lula Participou de um jantar, organizado pelo grupo Prerrogativas, formado gados por advogados que militaram por sua libertação e contra a atuação de integrantes da força-tarefa da Lava Jato, para agradecer as doações recebidas e pavimentar o caminho para que outros sejam feitas. Há a expectativa de que artistas e influenciadores ajudem a sigla a captar mais informações. Em 2022, o ex-presidente terá um tesoureiro especifico para a sua campanha, diferente de tesoureiro do partido. Ele assumiu recentemente o mandato de deputado federal é conhecido pelas discrições.

Houve um tempo em que uma mesma pessoa cuidava do caixa do partido e da candidatura presidencial, mas esse sistema foi abandonado depois que alguns “companheiros” acabaram presos acusados de participar de esquemas de corrupção. Com a deflagração da Operação Lava-Jato, o fluxo de recursos de empresas para campanhas foi formalmente interrompido por decisão do STF e deu lugar aos financiamentos com recursos públicos.

A troca de modelo não mudou um ponto essencial: por mais que haja reclamação, não faltam dinheiro nem doadores para as campanhas eleitorais. Pode faltar dinheiro para inúmeras coisas, menos para as eleições.