E DAÍ? QUE MAL FAZ?
Como disse a palestrante Suely Araújo, as crianças e adolescentes de hoje adotaram um comportamento mais ou menos assim: dormem na casa dos pais quando querem, largam a mamadeira e chupeta quando querem, só comem o que querem. E daí? O que mal faz? Antissocial aos 11 anos, melhor celular a cada Natal, surdos com seus fones de ouvidos. Centenas, milhares de amigos virtuais, uns já atingiram os 5000 seguidores e não pensam em riscos. Festas sociais? Só se for top, senão nem apareço por lá, ou seja, exigem um alto padrão e conseguem tudo o que quer. E daí? Que mal faz?
PARA QUE OS PAIS?
Os pais não precisam brincar mais com os filhos, o celular faz isso, os pais não precisam buscar nas festas, o Uber faz isso. Os pais não precisam cozinhar, os restaurantes e lanchonetes se encarregam disso. Pais não precisam nem educar, a escola integral faz isso. E daí? Que mal faz? Os pais nem imaginam que tudo o que o filho precisa é um puxão de orelhas, uma bronca. Hoje não é dia de festa, vai comer comida que presta. Criar filhos parece que está mais fácil, mais cômodo, a final, as crianças e adolescentes resolvem tudo com um clique na tela. E daí? Que mal faz?
CADÊ OS ANTIGOS COSTUMES?
Ler pra filho? Cantar uma música e fazer cafuné? É um luxo pra poucos, os pais estão desconectados, precisam de ajuda, mas só aceitam ajuda quando a bomba explode. Pais e filhos moram sob o mesmo teto, porém o diálogo é de zero. Nenhum filme juntos, mas sempre conseguem aquela selfie da família perfeita para postar, de preferência todos sorridentes num grande almoço, a final, o importante é mesmo mostrar para sociedade que aquela família é feliz, se possível conseguir mil curtidas. Mal sabem que é um jogo de tabuleiros.
A CRIANÇA PRECISA DE MUITA MORDOMIA.
Fazer a criança pensar é uma coisa que dói, e que será quando crescer? Youtuber, blogueira, estudar, entrar na faculdade, se especializar. Imagina? Eu não sei esperar, eu não sei ouvir não, e muito menos não sei o que é frustração. Rejeição, culpa de quem? Opa, não se pode falar em culpa, não pode dar palmadas, pois vivemos na cultura do processo, não pode falar alto porque vai constranger a criança. Não pode nem pensar em castiga-lo, não pode nem falar alto. Assim o tempo vai passando e os filhos vão crescendo, drogas, suicídios aumentando, pois eles querem tudo pra já. Nesse momento surge aquele esquema: vem a nós o vosso reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu e coitado do adulto que não dizer amém.
A MINHA CANETA ANOTOU
O abraço aos advogados: Maressa Pavlak Melati, Wanderson Prada, Thiago e Almir Machado. Se destacam pelo profissionalismo e o bom tratamento às pessoas. Muito obrigado por prestigiarem este espaço e pelo tratamento que recebi quando os visitei. Os bons e deliciosos produtos da erva mate Becker em todos os seus produtos de chimarrão e tereré além de madeiras beneficiadas. Os bons preços na farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada com preços especiais para aposentados também contando com a farmácia popular. A liderança da comercial Virmond na área de construção, pisos e acabamentos. O bom atendimento da família Guerra na Movelar I e II, além das boas ofertas em eletrodomésticos. . As boas ofertas da Rede Lar de supermercados da família Cruchinski. Produtos de informática em geral é na Microlan informática do Luciano Polônio e a sua esposa. Vanessa. A Microlan informática conta com ótimos profissionais para consertar o seu computador. Análises clínicas de qualidade com tecnologia de ponta é no laboratório Modelo da família Pavan em frente ao hospital São Lucas