Razão x razões

_

Você confunde essas duas coisas? Parecem iguais, porém tem muita diferença. A palavra razão é a consciência intelectual e moral da percepção das coisas, a razão é a parte da mente que comanda as suas ações, enquanto “razões” são as emoções do coração. Talvez por isso Pascal já dizia: “o coração tem razões que a própria razão desconhece”.

A razão é o nosso equilíbrio

Quando você está muito apaixonado (a) a razão é anulada pelos sentimentos, pelas emoções, pelas razões, você não consegue dominar-se. Quando passa esse momento de turbilhão mental e emocional em que você ficou desequilibrado, você recupera a razão e o seu equilíbrio. “A paixão é a supressão momentânea da razão, como se fosse uma loucura passageira”. Nesse momento acontecem os bloqueios e desbloqueios no WhatsApp, só para testar a reação do outro.

Momento de descontrole

Nessa fase a pessoa chora, escreve poemas, come muito chocolate, fica olhando a lua, o céu, as estrelas, passa a noite em claro, posta muitas fotos, jura não ligar nunca mais, mas acaba ligando. Algumas pessoas casam, fogem… algumas chegam até matar. A paixão é o momento doentio do amor, pois, paixão vem da palavra grega Pathos que significa patologia, ou seja, doença.  Mas quem já não ficou doente de amor alguma vez na vida?