Curta Cantagalo estreia hoje, financiada pela Lei Paulo Gustavo
O filme, produzido por Marina Vujanski e a filha Yasmin, tem como objetivo resgatar a história do município de uma forma lúdica e acessível, numa nova perspectiva
Hoje, (27), às 9 horas, o auditório da prefeitura de Cantagalo será palco do curta-metragem ‘Curta Cantagalo’. Produzido por Marina Vujanski e sua filha Yasmin, o filme tem como objetivo principal resgatar a história do município de uma forma lúdica e acessível, proporcionando à comunidade uma nova perspectiva sobre suas raízes e tradições.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Correio do Povo do Paraná, Marina revela os bastidores e as motivações por trás da criação deste projeto inovador. “A obra não só promete emocionar, mas também inspirar novas gerações a valorizar e preservar o patrimônio cultural da cidade”, disse.
Origem
O ‘Curta Cantagalo’ nasceu de duas grandes paixões de Marina, o amor por sua terra natal e a fascinação por drones. “A inspiração veio do sentimento de patriotismo e da paixão que tenho por drones. Dois anos atrás, criei uma página no Instagram, intitulada aero.galo, com o objetivo de mostrar as belezas e contar as histórias da minha terra. O curta-metragem foi só a cereja do bolo. E com ele, surgiram outras ideias que pretendo colocar em prática em breve,” compartilha Marina.
A ideia inicial era que a história do município fosse narrada pelos pioneiros que ainda vivem na cidade. Contudo, a falta de colaboração a levou a basear o roteiro em registros históricos municipais e no livro da professora e historiadora Pricilla Antonia Lemos. O resultado é uma obra que combina relatos históricos fidedignos com a beleza das imagens aéreas capturadas por drones.
Desafios
Como qualquer produção independente, ‘Curta Cantagalo’ enfrentou vários desafios, principalmente relacionados à falta de equipamentos. “O recurso não foi suficiente para a aquisição de todo aparato necessário, como os equipamentos de iluminação, por exemplo”, explica Marina.
Ainda assim, com dedicação e a criatividade ela e seus ajudantes superaram esses obstáculos, resultando em um filme de 31 minutos que promete surpreender o público mostrando o município por um novo ângulo.
Participação
Para a proponente, a participação da comunidade local foi essencial para o sucesso do projeto. Algumas pessoas, inclusive amigos e pastores da igreja de Marina, apoiaram a iniciativa e participaram das gravações. “Além do apoio e orações, todos também me acompanharam em alguns dias de gravações,” afirma Marina.
O ‘Curta Cantagalo’ foi financiado principalmente pelos recursos da Lei Paulo Gustavo, que promove o apoio a projetos culturais em todo o Brasil. Marina explica que o projeto passou por um rigoroso processo de seleção municipal, sendo avaliado por uma comissão que aprovou sua execução. Além disso, a secretaria de Educação e Cultura de Cantagalo forneceu suporte e sanou dúvidas ao longo do processo, garantindo que a produção seguisse conforme planejado.
Conteúdo e distribuição
O curta-metragem retrata a história de Cantagalo desde os primeiros moradores até o processo de emancipação, além de apresentar diversos lugares históricos. “Buscamos lugares com contexto, em que a história faria sentido, e quando não havia possibilidade de gravar no local foram feitos inserts com imagens aéreas, ilustrando a história,” detalha Marina.
Após a estreia, ‘Curta Cantagalo’ estará disponível na plataforma do YouTube e na página aero.galo, no Instagram. Marina destaca que a acessibilidade digital permitirá que um público ainda maior possa apreciar e aprender sobre a rica história de Cantagalo.
Impacto esperado
A autora tem grandes expectativas quanto ao impacto cultural e social do curta na comunidade local. “O objetivo principal sempre foi o resgate da nossa história, de uma forma que gere interesse, principalmente nas novas gerações, e de certa forma que haja um resgate do sentimento de patriotismo, o orgulho em ser Cantagalense”, afirma.
Segundo Marina, a estreia do ‘Curta Cantagalo’ promete ser uma nova perspectiva da história cultural do município, oferecendo uma visão sobre a rica e diversificada herança do município. “Com o apoio da comunidade e das autoridades locais, o filme tem potencial para inspirar futuros projetos culturais e educacionais, promovendo um maior engajamento com a história e a cultura locais”.
Convite
Com a estreia marcada hoje (27), a expectativa é alta. O curta-metragem busca resgatar memórias e histórias que são fundamentais para a compreensão da identidade local. Marina aproveita e faz um convite especial aos cantagalenses. “Deixamos o convite para população vir assistir o curta-metragem e conhecer a história de Cantagalo por um novo ângulo. É gratuito e livre para todas as idades”, finaliza Marina.