Confiança do empresário do comércio aumenta pelo segundo mês consecutivo

Avanço do Icec foi de 0,8% em novembro

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou crescimento pelo segundo mês consecutivo.

Dessa vez o avanço foi de 0,8%, o mais expressivo se comparado com 2021, ficando em 10,9%. O indicador atingiu 131,9 pontos, o maior patamar da série histórica, iniciada em 2011.

O destaque é evidente tanto na comparação com outubro quanto com novembro de 2021. Segundo o registro, no desempenho atual da economia, o otimismo aumentou 4,8% e 33,8%, respectivamente.

Esta é a maior pontuação, 109,1 pontos, desde março de 2020, no início da pandemia de Covid-19.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o fim de ano sempre traz boas expectativas para o varejo. “Nesse ano, há também a conjugação das intenções de compra para a Black Friday e o Natal com a realização da Copa do Mundo do Catar”, afirma.

Além disso, a confiança do empresário é reforçada com a economia favorável e a previsão do pagamento da primeira parcela do 13º salário.

A estimativa da CNC é que a Black Friday movimente R$ 4,2 bilhões no país. Se acontecer, será o maior faturamento desde 2010. O incremento previsto para o varejo por conta da Copa é de R$ 1,5 bilhão.