Convenção Abad 2023 enfatiza práticas ESG e apresenta boas práticas de sustentabilidade

O Correio do Povo esteve presente, em Atibaia-SP, no Comitê ESG do maior evento do setor atacadista do país. “Temos muito o que aprender, mas com esses novos hábitos só temos a ganhar tanto no pessoal quanto no profissional”, ressaltou o presidente da Abad, Leonardo Miguel Severini

Durante a 42ª Convenção do Canal Indireto da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), dois painéis que chamaram a atenção foram os das práticas ESG. Mediado por Alessandro Dessimoni, da DBA Advogados, e com a participação do presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, o painel buscou apresentações para mostrar como construir pilares de sustentabilidade fortes e permanentes.

O Correio do Povo lançou em 2019 o seu especial ESG, trazendo as novidades das práticas que a cada dia se tornam essenciais para a empresas, como foi enfatizado durante a convenção.

Reciclagem

Conforme foi revelado no evento, uma pesquisa realizada ano passado pelo Ibope, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de 70% dos brasileiros ainda não separam o lixo comum do reciclável.

Ainda de acordo com os dados, 77% dos brasileiros sabem que boa parte dos plásticos, por exemplo, é lixo reciclável, mas a grande maioria ainda insiste em descartar esses resíduos de forma inadequada. E mesmo que 73% das cidades do país já tenham iniciativas de coleta seletiva em sua prestação de serviços, uma pequena parcela do lixo reciclável é destinada de forma correta para a reciclagem nesses municípios.

“Muito dos materiais recicláveis são descartados junto com os que não são recicláveis e com isso há uma contaminação dos materiais bons”, explica a diretoria da Abrelpe.

ESG

Inicialmente a sigla, em inglês, significa Environmental, Social and Governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins.

Os critérios ESG estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.

Como ressaltado nos painéis ESG da convenção, o impulso para a preocupação com as técnicas aconteceu de dois lados: os consumidores passaram a consumir mais das empresas que se preocupam com as práticas, e os investidores passaram a priorizar – e pagar mais – por ações de empresas que praticam o ESG.

Práticas na prática

Foram convidados para o evento empresários e representantes de grandes empresas como a da Kenvue, Agnes Honda, que falou sobre as iniciativas da empresa para diminuir a quantidade de plásticos virgens em seus produtos e sobre o fomento e incentivo desse ciclo de vida saudável do plástico. “Temos nossa estratégia de reduzir 1/3 do consumo de plástico em nossas embalagens. Essa estratégia permeiam toda a empresa, desde operação, até a parte de comunicação, mas ela também está na liderança, junto com nossos times de gestores e diretores. Então temos ai os três compromissos, tornar todas as nossas embalagens recycle ou reutilizaveis, reduzir 1/3 do uso de plástico virgem e recuperar o equivalente à todo plástico que colocamos no mercado”.

O representante da Boomera Ambipar, Gustavo Fonseca, ressaltou que o Brasil já possui leis e políticas alinhadas ao ESG. “Podemos fazer por amor ou pela dor. Quando falamos de compliance, o Brasil já possui leis que exigem condutas ESG, como por exemplo a lei de política nacional de resíduos sólidos que existe desde 2010. Já temos também a lei de crimes ambientais. Se quisermos fazer correto o certo é se antecipar, planejar uma estratégia de sustentabilidade pra assim contribuir com a comunidade. As leis estão aí e as punições são grandes”, destaca Gustavo.

Ainda pensando em conscientização, Renata Vieira, da Nestlé, apresentou uma campanha que está sendo encabeçada pela empresa com o intuito de ressignificar a palavra “lixo” para que as pessoas entendam que tudo o que é descartado ainda está dentro da cadeia de valor e pode se transformar em fonte de renda para muitas famílias. “Dentro da Nestlé possuímos uma estratégia de redução do uso de plástico, como por exemplo nossos produtos de refill das de máquina de café, a remoção das tampinhas das nossas bebidas fast e também a redução na grossura dos plásticos de nossas embalagens. Ações como essas são necessárias para pôr em ação as práticas do ESG”.

Cidadania e respeito

Encerrando o painel, Severini, presidente da ABAD, falou sobre respeito ao próximo como fator motivador de mudança. “Cidadania e respeito ao próximo são as palavras de impacto. Pensando dessa forma, conseguiremos conquistar todos os pilares do conceito ESG. Com o tempo percebemos que precisamos de um propósito para a construção de um legado. Temos muito o que aprender, mas com esses novos hábitos só temos a ganhar tanto no pessoal quanto no profissional”, disse para encerrar as apresentações.