O que é a gestão financeira pessoal e como ela impacta a sua vida?

Em uma boa gestão financeira alguns cuidados devem ser tomados

Você já ouviu falar de gestão financeira pessoal? Talvez conheça o termo, mas não saiba exatamente sobre o que se trata. Geralmente, para um leigo no assunto, a primeira impressão é que o termo se refere a organização de nossas finanças, e não está errado.

Gestão financeira pessoal compreende o uso de práticas e ferramentas para manter o equilíbrio entre o que recebemos e o quanto gastamos. Nesse sentido, inclui-se o gerenciamento de dívidas, quitação de obrigações financeiras e projetos que precisam de dinheiro para serem realizados.

Dessa forma, esse controle do seu dinheiro proporciona mais qualidade de vida e estabilidade. Julgando o necessário e o não tão urgente, você pode empregar seu dinheiro da melhor forma possível, economizando, quitando dívidas, investindo, fazendo planos financeiros adequados para os seus valores. Além da estabilidade financeira, você pode levar em conta também a estabilidade física e mental advinda dessa organização.

Para fazer uma boa gestão financeira pessoal é sugerido que você:

•Escolha uma ferramenta para registrar suas receitas e gastos;

•Liste tudo o que recebe e gasta;

•Determine direcionamentos para o seu dinheiro;

•Encontre pontos que podem ser ajustados;

•Estabeleça uma rotina para fazer essas anotações.

Liste tudo o que recebe e gasta

Escolha algum método para armazenar seu controle financeiro. Anote todas as suas receitas e despesas diariamente ou semanalmente. Para isso, é interessante separar em grupos, por exemplo:

Receitas: valores provenientes de salário, recebimento de aluguéis, pensões, empréstimos etc;

Despesas fixas: contas de consumo com água, luz, telefone e internet, seguro residencial e veicular, faculdade, alimentação, entre outros;

Despesas variáveis: cuidados com a beleza, viagens de férias, refeições em restaurantes, gastos com lazer e mais.

Não deixe de criar também campos para anotar e acompanhar empréstimos, dívidas e investimentos, caso tenha.