‘PIX Agendado Recorrente’ já está disponível: veja como usar

Nova funcionalidade permite que usuários agendem pagamentos de mesmo valor para ocorrer automaticamente no mesmo dia de cada mês, o que pode ser útil para compromissos como o pagamento de aluguel, diaristas, terapeutas, entre outros

Desde a última segunda-feira (28), todas as instituições financeiras no Brasil passam a oferecer o serviço de ‘PIX Agendado Recorrente’, conforme regulamentação do Banco Central (BC). A nova funcionalidade permite que usuários agendem pagamentos de mesmo valor para ocorrer automaticamente no mesmo dia de cada mês, o que pode ser útil para compromissos como o pagamento de aluguel diretamente a um locador pessoa física.

Transferência programada

Esse agendamento recorrente do PIX também pode ser utilizado para outros profissionais autônomos, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, como terapeutas, diaristas, personal trainers e professores de música.

Além de pagamentos de serviços, a modalidade permite programar transferências para outras finalidades, como mesadas para filhos. Embora o PIX Agendado já estivesse disponível anteriormente, sua oferta era opcional. Agora, todas as instituições financeiras devem disponibilizar o serviço.

Como funciona?

No momento de configurar o PIX Agendado Recorrente, o próprio usuário deve inserir as informações de pagamento, como:

  • A chave PIX do recebedor
  • Os dados do recebedor, seja pessoa física ou CNPJ
  • O valor do pagamento recorrente
  • A data escolhida para a transferência mensal

Verificar todos esses dados antes de finalizar o cadastro do PIX Agendado Recorrente reduz a chance de erros nos pagamentos.

Pix Automático

Essa modalidade difere do futuro PIX Automático, previsto para 16 de junho de 2025, que também será voltado a cobranças recorrentes. No PIX Automático, apenas empresas poderão utilizar a funcionalidade para serviços como contas de água, luz, mensalidades escolares e condomínios, similar ao débito automático. Nessa modalidade, a empresa fornecerá os dados de cobrança e o cliente apenas autorizará o pagamento via celular ou computador.