Primeira fase da Olimpíada Brasileira de Economia ocorre neste fim de semana
A competição abordará temas como microeconomia, finanças, história econômica entre outros assuntos
A Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon) terá início no próximo domingo (12), com o apoio do banco BTG Pactual e do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli). A competição tem o objetivo de promover a educação financeira entre estudantes do ensino médio em todo o país.
Disputa
A competição será realizada em duas fases, com a primeira etapa no formato online, que será realizada ao longo do primeiro semestre. Os alunos que passarem para a segunda fase serão avaliados por meio de prova escrita com questões objetivas e dissertativas em uma videoconferência simulando uma sala de aula. Os temas abordados incluem microeconomia, finanças, economia comportamental, história econômica, atualidades e negócios.
Ao todo, 45 alunos serão selecionados para participar da etapa final da Olimpíada, que acontecerá de forma presencial em São Paulo, entre os dias um e quatro de junho. Os estudantes que se destacarem poderão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Economia (IEO).
Edições passadas
O BTG já apoiou o projeto em 2019, onde o Brasil ficou em primeiro lugar na competição que aconteceu na Rússia e renovou a parceria em 2022, nesta edição os estudantes alcançaram o segundo lugar na competição realizada na China. A expectativa é que em 2023 o Brasil conquiste o tetracampeonato.
Segundo o idealizador da Obecon, Raphael Zimmermann, a competição tem o objetivo de disseminar o conhecimento e gerar oportunidades para os estudantes de todo o país.