Alunos do Colégio Gildo participam de programa ‘Sustentabilidade da Escola ao Rio’

O objetivo da oficina é envolver a comunidade escolar no monitoramento e conservação dos rios que compõem as bacias hidrográficas da região

O Colégio Gildo Aluisio Schuck de Laranjeiras do Sul, participa do programa ‘Sustentabilidade da Escola ao Rio’, promovido pela Sanepar. Ontem (11), ocorreu mais uma etapa do projeto, com a análise da qualidade da água dos lagos 1 e 2 e do lago da Pedreira.

O objetivo da oficina é envolver a comunidade escolar no monitoramento e conservação dos rios que compõem as bacias hidrográficas da região. Durante as atividades, os alunos aprendem sobre a formação dessas bacias e discutem a aplicação de conceitos de sustentabilidade nos rios locais.

Importância

De acordo com divulgação da Sanepar, o lago 1 do parque, localizado no bairro São Francisco, foi planejado como um espaço de lazer e contemplação para a comunidade. Além de sua função recreativa, o lago é uma peça importante para o desenvolvimento sustentável e oferece uma área apropriada para caminhadas. O Lago II, também parte do projeto, possui grande valor paisagístico e ecológico.

O Rio Tapera, que faz divisa entre os municípios de Laranjeiras e Virmond, é uma fonte essencial de água para atividades agrícolas e pecuárias. Ele é considerado um dos principais cursos d’água da região, integrando a Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu e desempenhando um papel fundamental na preservação ambiental e na manutenção da biodiversidade.

O programa

Segundo assistente social do projeto Sandra Kozak, a Sanepar desenvolve iniciativas em municípios onde realiza obras, sempre com foco em sustentabilidade. “Já realizamos oficinas de sabão, construção de cisternas e proteção de minas em propriedades rurais. Agora, estamos com o projeto de análise da água em três pontos, envolvendo os alunos do Colégio Gildo. Amanhã, visitaremos o sistema de tratamento de água e esgoto, e no próximo mês, repetiremos as análises para comparar os resultados”, afirma.

Além das análises, o projeto inclui outras atividades práticas, como o plantio de árvores e o desenvolvimento de hortas escolares. Sandra mencionou que novas iniciativas estão sendo implementadas em escolas da região, com destaque para o ‘Jardim de Água e Mel’, que já foi instalado em quatro escolas e deve ser expandido para outras instituições.

O gestor de educação socioambiental da Sanepar, Ronaldo Barreto, destacou a importância do projeto para promover a conscientização entre os jovens. “Nosso foco é abordar o cuidado com o esgoto, a preservação da água e a sustentabilidade. As oficinas envolvem atividades práticas, como plantio de árvores e limpeza de áreas degradadas, com a participação ativa dos alunos e da comunidade. Queremos que eles desenvolvam um senso de pertencimento em relação aos rios e entendam a importância de preservar esse patrimônio natural”.

A oficina de sustentabilidade continuará com encontros nas escolas e visitas a áreas de preservação, reforçando a importância da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável da região.