Chopinzinho: educação promove formação continuada para alfabetizadores

Durante a segunda etapa do curso, foram abordados vários temas, como a fundamentação neuropsicológica do processo de aquisição da leitura e escrita, e os princípios do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)

A secretaria de Educação de Chopinzinho, organizou uma formação continuada aos professores alfabetizadores. No início do ano letivo, foi realizada a primeira etapa do curso Método das Boquinhas, ministrado pela neuropsicopedagoga Meiry Hellen, representante da empresa de Renata Jardini. Nesta semana, a formação teve continuidade, oferecendo aos educadores mais um momento de aprendizado e troca de experiências.

Importância
A secretária de Educação, Mari Lúcia Lazarotto, ressalta a importância de um método comprovado cientificamente para a alfabetização. “A alfabetização das crianças na idade certa é um direito de aprendizagem e deve ser assegurado em todas as instituições de ensino”, afirma. A Rede Municipal de Ensino de Chopinzinho adotou, em 2023, o método fonovisuo-articulatório para a alfabetização, também conhecido como Método das Boquinhas, desenvolvido pela fonoaudióloga e psicopedagoga Renata Jardini.

Contribuições
O Método das Boquinhas é caracterizado por seu aspecto multissensorial, facilitando a associação entre fonema e grafema de maneira rápida e segura. “Atualmente, este é o método que apresenta resultados mais significativos no processo de aquisição da leitura e escrita”, destaca.

Atividades da segunda etapa
Durante a segunda etapa do curso, foram abordados temas como a fundamentação neuropsicológica do processo de aquisição da leitura e escrita, a Psicogênese da Escrita e os princípios do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). A formação incluiu oficinas práticas que envolvem o treino dos articulemas e exercícios dos livros Boquinhas, promovendo um aprendizado lúdico e eficaz.

Aplicação nas salas de aula
Os professores de Chopinzinho têm planejado e aplicado atividades que desenvolvem habilidades sensório-motoras, cognitivas, linguísticas e socioemocionais das crianças. “Os professores aprenderam estratégias de ensino, discutem e planejam intervenções considerando cada nível de escrita, contribuindo para a evolução das crianças”, explica a secretária.

Resultados
Desde a primeira etapa do curso, no início do ano, os feedbacks dos professores têm sido positivos. “Ao concluir o primeiro trimestre letivo, é possível observar um percentual maior de estudantes por perfil leitor em relação ao mesmo período do ano passado”, relata.
Os índices de leitura e escrita dos alunos têm mostrado melhorias significativas. Dados da Plataforma CAEd indicam um aumento na fluência leitora, com resultados divulgados em diferentes perfis de leitura: Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente. “Os resultados alcançados pelos estudantes são divulgados na Plataforma CAEd da rede de ensino”, comenta a secretária.

Desafios e suporte
Mari afirma que a implementação do Método das Boquinhas apresenta desafios, mas a secretaria de Educação oferece suporte contínuo aos professores. “Oferecemos a formação Método das Boquinhas e o assessoramento relacionado às práticas de alfabetização”. A formação continuada e o apoio constante são fundamentais para a superação das dificuldades e o aprimoramento da prática pedagógica.

Planos futuros
Para este ano, a secretaria de Educação planeja abordar temáticas como o manejo de crianças atípicas, educação humanizadora, círculos restaurativos e desenvolvimento infantil. “A proposta da formação presencial aos professores é vista como um diferencial, pois permite melhor interação e troca de experiências”, concluiu a secretária.