Ideb na Cantu: Virmond foi o município que mais cresceu; maior nota foi de Goioxim

A cidade de Virmond aumentou 1,7 ponto e atingiu 7,7 na média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Os alunos de Goioxim obtiveram nota de 7,8 sendo a maior média da região

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, é uma ferramenta crucial para avaliar a qualidade da educação no Brasil. O Ideb combina dados sobre aprovação escolar e desempenho em avaliações, utilizando uma escala que vai de 0 a 10. Para 2022, a meta era atingir a média 6, um padrão de qualidade similar ao dos países desenvolvidos. Em agosto deste ano, foram divulgadas as notas de 2023, mostrando que a média estadual para os últimos anos do ensino fundamental foi de 5,5.

Em 2023, Virmond se destacou com um aumento significativo no Ideb para as escolas municipais, alcançando 7,7, um salto de 1,7 ponto em relação à nota de 6,0 obtida em 2021. Este foi o maior crescimento registrado na região da Cantuquiriguaçu. Goioxim também obteve um desempenho notável, atingindo a maior nota da região com 7,8, um aumento de 1,5 ponto em comparação aos 6,3 de 2021

Fatores determinantes

A secretária de Educação de Virmond, Estela Waczak Fredecheski, atribui o avanço da nota do Ideb a diversos fatores. “Os investimentos feitos na educação foram determinantes. Fornecemos material de expediente em abundância, cada professor recebeu um notebook para preparar suas aulas e temos impressão sem limites de quantidade”.

Além disso, ela cita alguns fatores como a merenda de qualidade e o transporte. “Ofertamos alimentos variados e saudáveis. E também o transporte próximo às residências dos alunos, além de uniformes e tênis anuais. Os kits multimídia nas salas auxiliam nas aulas, e contamos com aulas de reforço e professores auxiliares que ajudam os alunos com dificuldades,” afirmou Fredecheski.

Capacitação e formação dos professores

A capacitação dos professores também desempenhou um papel crucial. “Nossos educadores participam de capacitações online e presenciais, como o programa ‘Formadores em Ação’, além de outras palestras especializadas. Tudo o que aprendem é aplicado em sala de aula, garantindo que nossa educação esteja sempre atualizada e renovada,” destacou a secretária.

Envolvimento da comunidade escolar

O envolvimento da comunidade escolar é outro aspecto importante. “As famílias são constantemente envolvidas, participando de reuniões e sendo informadas sobre a frequência e o desempenho dos alunos”, assegura Estela

Ela conta que a secretaria oferece prêmios e lembranças para os alunos que se destacam nas provas diagnósticas como forma de incentivar o esforço e a aprendizagem. “Além das aulas teóricas, realizamos atividades recreativas, como festivais de música e viagens pedagógicas, tornando a escola um ambiente mais atraente para as crianças,” conclui.

Cantu

Nenhum dos 20 municípios da Cantu apresentou decréscimo nas notas de 2023, em comparação a 2021. Com exceção de Nova Laranjeiras que repetiu a nota, todos os outros registraram aumentos significativos, refletindo o esforço contínuo para melhorar a qualidade da educação na região. O avanço geral é um indicativo positivo das estratégias implementadas ao longo dos últimos dois anos.

Confira abaixo:

MunicípioIdeb 2021Ideb 2023
Candói5,06,0
Cantagalo5,56,3
Campo Bonito5,96,9
Catanduvas5,66,2
Espigão Alto do Iguaçu5,26,0
Diamante do Sul5,87,0
Ibema5,36,0
Foz do Jordão4,86,1
Goioxim6,37,8
Guaraniaçu6,16,2
Reserva do Iguaçu5,06,3
Rio Bonito do Iguaçu6,87,1
Laranjeiras do Sul5,86,5
Marquinho5,86,4
Nova Laranjeiras6,16,1
Porto Barreiro5,77,1
Quedas do Iguaçu5,66,7
Três Barras do Paraná6,26,4
Virmond6,07,7
Pinhão5,15,5