Primeiro dia da Ciranda Nacional de Educação Popular traz debates e reflexões

“O primeiro dia foi verdadeiramente revelador, proporcionando um panorama abrangente das abordagens que moldaram a educação popular ao longo dos anos.” enfatizou o professor, João Costa de Oliveira

Na última quinta-feira (30), teve início a Ciranda Nacional de Educação Popular, um evento que promete se tornar um marco no cenário educacional brasileiro, em especial, no campo da educação popular.

O ato de abertura político e institucional iniciou às 18:30h no Auditório Henrique Fontes, CCE/UFSC, em Florianópolis, com a presença de mulheres do grupo Madalenas na Luta, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e professores do curso de Educação do Campo, em referência ao Fórum Nacional e Internacional de Educação Popular (Frepop).

América Latina e Caribe

O destaque do primeiro dia foi a conferência pública de abertura, que teve como palestrante o professor Dr. Alfonso Torres. Sob o tema ‘Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina e Caribe’, Torres proporcionou uma análise abrangente das experiências e princípios fundamentais da educação popular na região ao longo das décadas.

O professor colombiano mergulhou na história, desde os tempos de Paulo Freire até os desafios contemporâneos enfrentados pelos movimentos sociais, centrais sindicais, ONGs e projetos de educação popular.

O evento contou também com apresentações culturais, incluindo um grupo de teatro da Universidade de Santa Catarina (UFSC), que trouxe uma dimensão artística à abertura da Ciranda.

A mesa de abertura teve a participação de representantes de diversas universidades, pesquisadores da área da educação e membros do governo federal, incluindo Pedro Vasconcelos do Ministério da Cultura, Etel Matielo do Ministério da Saúde e Maria do Carmo, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O Ato de abertura foi instalado pela vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, histórico quadro da educação popular em Santa Catarina.

Diálogo entre esferas da sociedade

Ao longo do evento, o professor João Costa de Oliveira expressa suas percepções sobre a educação popular. “O primeiro dia foi verdadeiramente revelador, proporcionando um panorama abrangente das abordagens que moldaram a educação popular ao longo dos anos. Foi uma jornada pela riqueza de desafios superados e conquistas alcançadas.” enfatiza. 

Ao discutir a diversidade de participantes, o professor destaca a importância de diferentes vozes no diálogo educacional. “Testemunhar a presença de representantes dos movimentos sociais ao lado de membros do governo foi inspirador. Este encontro foi um exemplo vivo da riqueza que a diversidade de perspectivas traz ao campo educacional. Estamos construindo pontes entre diferentes setores, promovendo um diálogo amplo e enriquecedor que é fundamental para o avanço da educação popular.”

O professor João Costa de Oliveira encerrou suas observações, ressaltando a necessidade contínua desse tipo de evento e de criação de uma estratégia permanente e articulada de educação popular, como estratégia complementar e associada à educação formal.

“Este encontro reforça a ideia de que a colaboração entre diversos atores é crucial para enfrentar os desafios atuais da educação. Vamos continuar promovendo iniciativas que fortaleçam esse diálogo e contribuam para uma educação mais inclusiva e transformadora.” finaliza ele.

Estratégias para a educação popular

O segundo dia da Ciranda Nacional de Educação Popular promete mais momentos inspiradores, incluindo a continuação das discussões sobre as estratégias do Governo Federal na área da educação popular. Além das autoridades mencionadas, Gilberto Carvalho, ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República que assumiu a nova Secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, também estará presente. A expectativa é que essas estratégias sejam interministeriais, integrando diferentes pastas e setores, refletindo a diversidade e amplitude do público presente no evento.