O TOEFL é um importante teste para avaliar a capacidade do aluno em usar e compreender o inglês (no nível universitário). Ele é um dos testes mais utilizados por Universidades americanas, francesas e alemãs, e seus resultados são aceitos em cerca de 11 mil instituições de ensino espalhadas por todo o mundo. Por esse motivo, é considerada uma das avaliações mais populares de inglês.
Antes de mais nada, é necessário que o aluno procure identificar, junto à universidade que deseja ingressar, qual a nota mínima, já que cada instituição possui a sua. O teste tem uma escala de 0 a 120 pontos e o resultado é válido por dois anos. Muitos alunos se preocupam com razão quando pensam em estudar, mas algumas dicas são essenciais para se sentir preparado:
1. Manter uma rotina de estudos
Este é um ponto chave. É necessário que haja um tempo de preparação para os testes que duram quatro horas. Algumas pessoas precisam de mais tempo, outros, menos. Isso depende muito de seu nível e facilidade de aprendizado. Mas o ideal é que o aluno comece a se preparar meses antes organizando seu tempo de maneira eficiente. Sabendo a data, ele poderá identificar a melhor maneira de incluir os estudos em sua rotina e selecionar o material a ser utilizado.
Uma forma de iniciar é saber exatamente quais são os pontos a serem melhorados. Se o aluno tem dificuldades em determinada área, deve dedicar um tempo maior para melhorar esses pontos fracos. E o tempo investido deve ser levado à sério, mantendo-se o foco e evitando distrações.
2. Fazer simulados e cursos preparatórios
A maioria das instituições de ensino de língua inglesa, sejam as escolas presenciais ou algumas plataformas de ensino de inglês a distância, geralmente preparam os candidatos através da aplicação de simulados ou de pré-testes. Algumas instituições também disponibilizam cursos específicos para preparar o aluno para esta avaliação, como é o caso da English Live, que oferece dois módulos em seu curso preparatório para o TOEFL: um para treinar a fala e a escrita, e outro para treinar a compreensão oral e textual.
O treino através dos testes e simulados é extremamente necessário, principalmente para se ter ideia do que o aluno pode esperar. Até mesmo porque saber um como o TOEFL funciona e como ele será executado pode diminuir a ansiedade antes da avaliação.

3. Praticar a Redação
Tudo é prática. Ler textos em inglês e desenvolver a escrita é um fato imprescindível para conseguir bons resultados. E nada melhor do que escrever sobre temas relevantes e atuais. O aluno deverá selecionar um tempo em sua rotina para desenvolver redações tendo em vista assuntos pertinentes.
4. Saber administrar o tempo
O teste dura quatro horas com duas pausas de 10 minutos. Cada tempo dedicado às habilidades é cronometrado. Para não se prejudicar, é bom que o aluno tenha uma noção de gerenciamento de tempo. Uma maneira de exercitar isto é determinar um tempo para responder questões. O uso de um cronômetro pode ajudar muito a monitorar sua capacidade de desenvolver um tema ou interpretar um texto também.
5. Vivenciar a língua inglesa
O TOEFL é um teste que avalia quatro habilidades: a leitura, a escrita, a fala e a audição. E para melhorar o desenvolvimento em cada uma dessas habilidades, o aluno deve se cercar tanto de livros didáticos que possibilitem o aprendizado gramatical quanto de métodos usuais. Para isto, nada melhor do que uma total imersão na língua inglesa. Colocar seus aplicativos e redes sociais em inglês é um primeiro passo.
Assistir a filmes e documentários na língua estrangeira também é uma indicação para ampliar a compreensão oral e textual. Com isso o aluno irá se acostumar com a linguagem e expressões idiomáticas bastante comuns. Além do conteúdo audiovisual, também indica-se ouvir músicas e ler revistas e livros em inglês. Amplia-se, assim, o vocabulário e a gramática. Mas o aluno não deve se apegar somente a textos de revistas. Uma boa dica é ler também artigos acadêmicos de várias áreas diferentes, já que na maioria das vezes os conteúdos utilizados são desta natureza.
6. Conversar em outra língua
Seja pessoalmente ou através de uma rede de computadores, é extremamente indicado que o aluno converse com outras pessoas (professores, falantes nativos ou colegas de turma). A troca de conhecimento aumentará a capacidade de comunicação, minimizando a timidez ao falar outra língua. Além disso, saber expressar-se oralmente é uma das habilidades exigidas quando o aluno responde a questões que lhe são perguntadas durante o teste.
Para realizar o TOEFL o aluno irá se inscrever através do site Educational Testing Service, pagar a taxa de 215 dólares e agendar a data do exame.