Água de qualidade: 15 nascentes são recuperadas em Espigão Alto do Iguaçu

Ao todo foram restauradas cerca de 15 nascentes, que beneficiou diretamente mais de 20 famílias, na sua maioria tendo base de atividade, a produção leiteira

Técnicos de Meio Ambiente, Agricultura e de Recursos Hídricos de Espigão Alto do Iguaçu concluíram recentemente uma ação de recuperação de nascentes dentro do programa ‘Nossa Água, Nossa Gente’, para famílias do Assentamento Recanto Feliz. Ao todo foram restauradas cerca de 15 nascentes, que beneficiou diretamente mais de 20 famílias, na sua maioria tendo base de atividade, a produção leiteira.

“Este programa tem trazido resultados positivos as famílias e ao município, pois tem recuperado nascentes em propriedades onde as famílias enfrentavam muita dificuldade com a falta de água. Vamos tornar este programa como uma ação permanente desta gestão”, destaca o prefeito Agenor Bertoncelo.

Conservação
O programa tem como objetivo promover a restauração ecológica em áreas prioritárias visando a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade.
De acordo com o técnico ambiental, Ladislau Stachelski, a transformação da qualidade da água consumida pelas famílias antes e depois da restauração das fontes é um cenário que mostra a importância da preservação de matas ciliares, rios e riachos.

Consumo das famílias

Proteção de nascentes melhora saúde de agricultores e seus familiares, proporcionando água de boa qualidade, num projeto de captação de água e de proteção das nascentes nas propriedades rurais, no município de Espigão Alto do Iguaçu. O recurso natural é utilizado para consumo da família e dos animais, além da limpeza nas salas de ordenhas