Uopeccan realiza primeiro transplante de rim; Paciente é de Espigão Alto

O procedimento contou com o apoio decisivo do Sistema Estadual de Transplantes e da Casa Militar do Paraná e beneficiou o agricultor Paulo César Rambo,51 anos, morador da Linha Bracatinga

A Uopeccan de Cascavel voltou a fazer história na noite da última terça-feira (07), realizando seu primeiro transplante de rim. O procedimento contou com o apoio decisivo do Sistema Estadual de Transplantes e da Casa Militar do Paraná e beneficiou o agricultor Paulo César Rambo, de 51 anos, morador da Linha Bracatinga, Espigão Alto do Iguaçu. O órgão foi trazido de Curitiba em uma aeronave.
A reportagem conversou com o secretário municipal de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus, que estava muito emocionado, pois desde ano passado vem acompanhando e apoiando o agricultor, presenciando as sessões de hemodiálise semanalmente, onde sofria o paciente e a família. “Mesmo como todo apoio da secretaria, o tratamento é muito doloroso aos pacientes que precisam fazer as sessões de hemodiálise. Recebemos a notícia com muita alegria e oramos para tudo corresse bem na cirurgia de transplante do seu Paulo”, destacou Jocemar. 

Investimentos
Com um investimento de R$ 13 milhões, o Governo do Estado inaugurou no ano passado a nova Unidade de Terapia Renal da Uopeccan. A conquista contou com a participação ativa do diretor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o cascavelense Ian Sonda, e com recursos provenientes de emendas dos deputados federais Nelsinho Padovani e Beto Preto. A unidade foi criada para ampliar o acesso de pacientes que necessitam de terapia renal substitutiva e tem capacidade para realizar até 105 atendimentos diários.

Atualmente, está em execução a ampliação da Unidade de Transplantes, que recebe um investimento superior a R$ 17 milhões. O projeto prevê a ampliação do ambulatório, com 15 consultórios médicos, áreas de espera, UTI adulto com 20 leitos e a expansão da farmácia. Além disso, serão construídas alas de internamento, totalizando 62 leitos.

Uopecann

O Complexo Hospitalar Uopeccan em Cascavel possui uma área com mais de 12 mil metros quadrados abrangendo Hospital, Casa de Apoio e o Núcleo Solidário. São 126 leitos, UTI adulto com 10 leitos, UTI Pediátrica com 8 leitos, 5 salas de cirurgias, salas de quimioterapias com capacidade para atender 35 pacientes por vez, equipamentos para exames de imagem de última geração e setor de radioterapia com tecnologia avançada.

Inaugurado em 1991, recebe diariamente centenas de pacientes em busca de tratamento para câncer e demais patologias que a instituição atende.


Liderança
Em 2024, o Paraná reafirmou sua condição de líder nacional em doações e transplantes de órgãos e, em diversos indicadores, registrou os melhores resultados em seis anos. De janeiro a setembro, o Estado atingiu uma taxa de 42,8 doações por milhão de população (pmp), mais que o dobro da média nacional, de 20,3 pmp. O Estado teve também a menor taxa de recusa familiar do país, de apenas 27%, destacando o sucesso das ações de conscientização e o compromisso com a saúde pública. Atualmente, 2.233 pacientes aguardam por transplante de rim no Paraná. (Foto: Divulgação Uopeccan).