E-sports: crescimento e popularidade em debate

Segundo a ministra do Esporte Ana Moser, os jogos eletrônicos devem ser considerados apenas como “entretenimento” e não como esporte

A tendência dos e-sports está crescendo rapidamente e se tornando cada vez mais popular entre os jogadores e espectadores. Com o aumento de torneios de alto nível, prêmios em dinheiro e patrocínios de grandes empresas e marcas, é provável que esta tendência continue a crescer e evoluir nos próximos anos.

Oque é e-sports

E-sports são competições de jogos eletrônicos que estão ganhando cada vez mais destaque e popularidade. Os jogadores competem uns contra os outros em jogos como League of Legends, Dota 2, Counter-Strike: Global Offensive e Fortnite, competindo por prêmios em dinheiro, prestígio e popularidade.

Os torneios de e-sports podem ser transmitidos ao vivo na televisão ou online para espectadores de todo o mundo, atraindo centenas de milhares de pessoas.

O crescente interesse nos e-sports é evidenciado pelo aumento de torneios de alto nível e de prêmios em dinheiro, bem como pelo aumento de patrocínios de grandes empresas e marcas. Além disso, a popularidade dos jogos eletrônicos como um todo também está aumentando, o que contribui para o crescimento do cenário.

A facilidade e conveniência de jogar jogos eletrônicos on-line também está contribuindo para a popularidade dos e-sports.

Os jogadores podem competir uns contra os outros a partir de suas casas, sem precisar se deslocar para um local físico, o que torna a participação nos e-sports acessível para muitas pessoas.

E-sports são esportes?

A recente declaração da Ministra do Esporte, Ana Moser, sobre os e-sports causou uma grande comoção no cenário esportivo brasileiro. Em uma entrevista ao UOL, a ex-jogadora de vôlei afirmou que os jogos eletrônicos devem ser considerados apenas como “entretenimento” e não como esporte. Esta opinião foi dada no contexto da proposta da Lei Geral do Esporte que está sendo discutida no Senado.

A Lei Geral do Esporte tem como objetivo reunir todas as regulamentações para o esporte no país em um único lugar e substituir a atual Lei Pelé. Embora o texto base da lei tenha mencionado o “desporto virtual”, a versão aprovada restringe a definição de esporte como “toda forma de atividade predominantemente física”.

A Ministra Moser explicou que, na sua visão, a definição de esporte não inclui os jogos eletrônicos. Ela teve uma atuação importante na delimitação do que poderia ser considerado esporte, antes de chegar ao cargo de Ministra, como presidente da Atletas pelo Brasil.

De acordo com ela, foi feito um esforço para proteger o esporte tradicional e impedir que a definição de esporte fosse aberta o suficiente para incluir os jogos eletrônicos.

Devido ao fato de não serem reconhecidos do ponto de vista federal, os jogadores de esportes eletrônicos não têm acesso a benefícios como o Bolsa Atleta, a Lei de Incentivo ao Esporte ou outros recursos do governo destinados a essa área.

A opinião da Ministra Moser tem causado uma grande discussão, com influenciadores, CEO’s de organizações e jogadores profissionais reagindo à sua fala.

Repercussão

A CEO da Black Dragons, Nicolle “Cherrygums”, disse que é importante não subestimar algo de que se tem pouco conhecimento. Ela afirmou que os jogos eletrônicos são similares a um show de artista, já que ambos requerem treinamento.

O streamer Alexandre “Gaules”, um dos maiores streamers do mundo, brincou sobre a situação e afirmou que não precisam e nunca precisaram da aprovação de ninguém para reconhecer o esporte eletrônico como um esporte.

O jogador Bruno “Nobru”, campeão mundial de Free Fire e fundador do Fluxo, declarou em nome de todos os atletas, que esportes eletrônicos é um esporte e que precisa de uma preparação física e mental para competir.

Nobru também destacou que ser um atleta de esportes eletrônicos requer muito mais do que apenas jogar, incluindo estrutura, treinamento, alimentação saudável e acompanhamento médico.