Etapas do Jarcan’s 2025 serão realizadas em meses distintos
Sediada em Guaraniaçu, a edição terá início com a prova campeira em setembro. O evento retorna no último final de semana de outubro com as demais modalidades
Em julho de 2024, Guaraniaçu foi escolhida para sediar os Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcan’s) em 2025. Após as eleições, houve especulações sobre a possibilidade de o município abrir mão do evento, mas a gestão desmentiu a informação. Na última quinta-feira (20), a decisão foi confirmada em reunião no Atlântico Clube, com a presença de representantes dos 20 municípios da Associação Cantuquiriguaçu.
O encontro abordou a organização dos Jarcan’s, a competição da modalidade Campeira e o festival Canta Cantu. Também foram discutidas mudanças na estrutura da associação, com a participação de prefeitos e lideranças regionais.
O presidente da Associação Cantuquiriguaçu, Francisco Clei da Silva, prefeito de Foz do Jordão, convocou os municípios a se engajarem na reestruturação da entidade. O prefeito de Guaraniaçu, Ronaldo Cazella (MDB), destacou a relevância do evento para o desenvolvimento esportivo e econômico da cidade.
Datas e modalidades
Os Jarcan’s 2025 serão disputados em duas etapas. A primeira, voltada à modalidade Campeira, ocorrerá de 25 a 28 de setembro. A segunda, com as demais modalidades, será realizada de 23 a 26 de outubro. A expectativa é de que cerca de 4.500 atletas dos 20 municípios participem da competição, que contará com 17 modalidades esportivas.
Canta Cantu e eventos regionais
O festival Canta Cantu será realizado nos mesmos moldes dos últimos anos, com etapas em cada município. O evento tem como objetivo valorizar a cultura regional e incentivar a participação de artistas da microrregião.
Além dos prefeitos, a reunião contou com a presença do vice-prefeito de Guaraniaçu, Carlos Roberto Ferreira (Carlão do Guaporé), do chefe do núcleo regional da Paraná Esportes em Laranjeiras do Sul, Edson Pereira de Andrade, além de vereadores e outras lideranças municipais.
Reestruturação
Outro assunto levantado entre os participantes, foi a necessidade de uma melhor organização administrativa da associação, visando otimizar a gestão dos eventos e fortalecer a atuação conjunta dos municípios.