Rally Transparaná atravessa Estado em cinco dias e conclui circuito em Curitiba
A etapa de Laranjeiras ocorreu nos dias 02 e 03 de março. Os jipeiros pernoitaram na cidade e em seu percurso tiveram premiações para cada categoria
Depois de atravessar o Estado em cinco dias (de 1° a 05), os participantes do Rally Transparaná encerram a maior competição off-road de regularidade das Américas em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. O evento festivo da chegada aconteceu no sábado (5), com uma competição open de ciclismo com 217 participantes, dando novo status ao rally, que passou a contar com carros, motos e bicicletas.
Além da chegada dos participantes e da prova de ciclismo, o evento teve praça de alimentação com diversos foodtrucks, atrações circenses e banda ao vivo para o público presente.
Desde a largada, em Foz do Iguaçu, no Oeste, os carros e motos passaram por cerca de 60 municípios paranaenses. O percurso de carro contou com 136 veículos percorrendo 1.330 km. As 80 motos fizeram 1.421 km.
O rally contou com participantes de 15 estados do Brasil, que vieram até o Paraná para competir, passear e apreciar as belezas naturais do Estado. A competição apresentou as seguintes categorias: carros em rally 4×4, passeio adventure e trilha 4×4. As motos foram divididas em competição Big Trail e passeio.
Etapa de Laranjeiras
A etapa de Laranjeiras ocorreu nos dias 02 e 03 de março. Vindos de Cascavel, os jipeiros pernoitaram na cidade e em seu percurso tiveram premiações para cada categoria. O empresário Flávio Trento comemora o sucesso do evento. “Foi muito gratificante, o pessoal participou em massa e com o apoio da prefeitura, tudo deu certo”.
Com incentivo, os competidores que participaram do rally, contribuíram diretamente para destinar renda e movimentar o comércio na cidade, desde hotéis a restaurantes. “O Transparaná ocorreu de forma excelente, e é um rally muito gratificante de participar. Nossa intenção com este evento é levar adiante o nome de Laranjeiras do Sul, e mostrar as belezas da cidade”, continuou Flávio.
Emoção
O superintendente-geral do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destaca a ampliação e o resgate do tão tradicional Rally Transparaná, que historicamente tem o incentivo do Governo do Estado.
“Depois de um evento como este, nós temos que ficar emocionados. Eu conversava com o pessoal da organização e a emoção tomou conta de todo mundo, porque realmente é um evento inexplicável”, disse. “Tudo aconteceu dentro do planejado e o Governo do Estado agradece muito a todos que estiveram envolvidos. Resgatamos o Rally Transparaná e ampliamos o evento colocando motos no trajeto e até o ciclismo. Tivemos muito planejamento e conseguimos fazer um evento muito bonito e organizado”.
Para o diretor-geral da competição e representante do Jeep Clube de Curitiba, Vinicius Gunha (Gallo), o Transparaná foi novamente um sucesso. “Participaram cerca de 60 municípios do Paraná. O comboio do Transparaná passou tanto com os carros 4×4, quanto com as motos, novidade para esta edição. As cidades estavam ansiosas para receber tanta gente. O apoio do Governo do Estado foi fundamental para que o evento tivesse esse sucesso todo, o retorno dos competidores foi extremamente positivo e esperamos um Rally Transparaná 2023 ainda melhor”, afirmou.
A inclusão das bikes no rally foi mais uma das inovações desta edição. A diretora-técnica da Federação Paranaense de Ciclismo, Mônica Braga, falou sobre a grande parceria com o Governo do Estado. “Tive que fechar as inscrições com 217 participantes e ainda assim ficou uma fila de espera imensa”, disse. “Foram sete categorias masculinas e femininas e a gente espera no ano que vem comparecer com muito mais participantes. Para nós foi um orgulho participar desse projeto”.
O 28° Rally Transparaná é uma realização do Jeep Clube Curitiba, com o apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, da Federação Paranaense de Motociclismo e Federação Paranaense de Ciclismo.
Rally