1ª fase da Taça FPFS definirá os dois clubes que cairão para a Série Prata de 2021
Haverá rebaixamento! A maioria dos clubes da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal votou pela manutenção do descenso à segundona de 2021.
Inicialmente, a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), conforme o assessor jurídico Eduardo Vargas, propôs a retirada do rebaixamento nesta temporada, por conta das consequências da pandemia. No entanto, após contestação por parte de alguns dirigentes, a questão foi para votação.
Seis equipes votaram pelo não rebaixamento em 2020. Outras oito declaram-se contrárias.
Fórmula da 1ª fase
Na 1ª fase, o certame terá os 14 times divididos em dois grupos com sete equipes cada. Os quatro melhores de cada chave avançam ao mata-mata, enquanto os três piores migram para a 1ª fase da Taça FPFS.
CONFIRA OS GRUPOS DA 1ª FASE DA SÉRIE OURO E OS JOGOS DA 1ª RODADA
Taça FPFS e rebaixamento
Nesta 1ª fase da Taça, os seis times jogam entre si em turno único, totalizando cinco rodadas. Os dois piores na classificação final serão declarados rebaixados.
Os quatro melhores seguem para a 2ª fase do torneio, que integrará também as equipes eliminadas nas quartas de final da Série Ouro.
Após um mata-mata com duelos de ida e volta, os classificados disputarão uma semifinal. As duas equipes vencedoras desta fase jogarão uma nova semifinal contra os eliminados na semifinal da elite estadual. A decisão será disputada em jogos de ida e volta.
Votação
Ampére, Chopinzinho, Palmas, São José dos Pinhais, Siqueira Campos e Toledo foram os clubes que votaram pela suspensão do descenso. “As equipes menores terão muitas dificuldades nesta temporada só para manter uma equipe, quem dirá para fazer time competitivo”, justifica o presidente do Tigre, João Belmiro.
Na contramão, o Dois Vizinhos acredita que a pandemia não interfira no rebaixamento. Segundo o diretor financeiro do Galo, Diomar Ruaro, suspender o descenso nesta temporada faria com que o estadual tivesse 16 clubes em 2021, o que incharia o calendário.