Apaixonada pela gastronomia, estudante traz dicas para amantes da cozinha
Para Gabriela Corso, cozinhar é a marca de sua família, que serviu como sua inspiração
Gabriela Corso de Laranjeiras do Sul e estudante de gastronomia, em entrevista ao Jornal Correio do Povo do Paraná falou um pouco sobre sua jornada desafiadora até finalmente encontrar seu caminho na culinária, ela falou sobre sua paixão pela gastronomia.
Paixão pela cozinha
Desde pequena, Gabriela teve contato com a culinária, influenciada pela família. “Temos contato com a gastronomia desde que nascemos. Meus pais sempre cozinharam muito bem, e eu sempre gostei”, relembra. Seu primeiro prato foi uma cuca, que preparou aos sete anos. “Eu nem sabia o que estava fazendo, mas deu certo.” Apesar de sempre gostar de cozinhar, Gabriela não pensava que seguiria essa carreira. As oportunidades na área eram limitadas, e o campo de trabalho para gastrônomos pouco explorado. Depois de concluir o ensino médio em 2022, ela tentou cursar gastronomia em universidades estaduais no Rio Grande do Sul, mas não conseguiu aprovação. Nesse meio tempo, ingressou em biomedicina e biologia, mas percebeu que não era o que queria para sua vida.
“Eu gosto da área da saúde, mas não era o meu sonho de vida profissional. Então, decidi largar tudo e seguir o que sempre quis”, explica Gabriela, que admite ter sido julgada pelas constantes mudanças. “Você é altamente julgado, mas eu sabia que era o que eu queria.”
Pizza Expo em Las Vegas traz as novas tendências internacionais para o ramo
Novos desafios
Agora estudando gastronomia, Gabriela se sente realizada, embora ainda esteja nos estágios iniciais do curso. “Ainda estou no começo, então não trabalhei com a alta gastronomia, mas aprendi muito sobre a importância da higiene e do cuidado com o que se consome. Cozinhar não é difícil quando você gosta e tem uma base sólida”, destaca. Ela também contou sobre a riqueza das culturas alimentares que está descobrindo durante os estudos. “Tivemos uma matéria sobre a gastronomia de diferentes países e regiões. Cada país tem uma riqueza gastronômica enorme.”
Dicas práticas de cozinha
Além de relatar sua trajetória, a jovem compartilhou algumas dicas valiosas para quem quer aprimorar habilidades culinárias em casa. Quando perguntada sobre como fazer uma massa de pizza caseira crocante, ela explicou a importância da escolha da farinha e da sova correta.
“Para uma massa crocante, o ideal é usar uma farinha própria para pizza, com alto teor de proteína, ou uma farinha de pão. Hidrate bem a massa, porque quanto mais água ela tiver, dentro da proporção certa, mais crocante ficará. E o ponto da sova é essencial, sove até a massa ficar lisa e elástica, isso desenvolve o glúten, o que é fundamental para a textura”, explica. Outro ponto importante, segundo Gabriela, é abrir a massa cuidadosamente para evitar bolhas e assá-la entre 250ºC e 300ºC por 8 a 12 minutos. “Depois de assada, espere um minutinho antes de cortar. Isso ajuda a formar a crosta crocante.”
A estudante também deu dicas sobre como fazer um risoto cremoso e no ponto certo. “O segredo é usar o arroz certo, como o arborio ou o carnaroli, que têm mais amido, ajudando na cremosidade. Sempre prepare o risoto com caldo quente e vá adicionando aos poucos. O ponto certo do arroz é quando ele está macio por fora, mas com o centro levemente firme, o que chamamos de ‘al dente’.”
Dicas extras para o dia a dia
Gabriela ainda compartilhou dicas simples e práticas para melhorar a rotina na cozinha:
- “Nunca lave o arroz para risoto, pois ele perde o amido, que é essencial para a cremosidade.”
- “Armazene sempre os ovos na geladeira, em qualquer condição.”
- “Vegetais que nascem abaixo da terra, como batatas e cenouras, devem ser cozidos em água fria, enquanto os que crescem acima, como brócolis e couve-flor, devem ser cozidos em água fervente, para preservar os nutrientes e mantê-los crocantes.”
Gabriela, agora realizada no curso de gastronomia, espera continuar aprendendo e explorando novos desafios na cozinha, com a certeza de que está trilhando o caminho certo. “Ainda tenho muito a aprender, mas estou no caminho que sempre sonhei.”