Goioxim: prefeita Mari assina termo de adesão ao programa de capacitação AMP 4.0
A parceria entre a Associação dos Municípios do Paraná e Itaipu Binacional oferecerá atendimento psicológico, psicopedagógico e fonoaudiológico, todos com profissionais especializados no tratamento de autistas
A prefeita Mari Terezinha da Silva (MDB), em solenidade realizada em Curitiba, na última quinta-feira (15), assinou o termo de adesão ao programa de capacitação AMP 4.0’, uma parceria entre a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a Itaipu Binacional. O programa oferecerá 16 mil vagas em quatro cursos de pós-graduação gratuitos a servidores municipais de todo o estado.
Para a prefeita este é um momento para agregar valor e aprimorar conhecimentos. “O programa está abordando temas extremamente atuais e essenciais, então é fundamental que os funcionários e servidores em diferentes áreas estejam devidamente informados”, destaca.
Cursos e áreas
As áreas contempladas pelos cursos são:
● Autismo: com destaque para o uso do Método TEACHH, referência internacional no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
● Licitação e Contratos na Lei 14.133/2021: capacitando servidores para lidar com as novas regras de licitações e contratos públicos.
● Gestão de Esporte e Lazer: visando à promoção de políticas públicas que incentivem a prática de atividades físicas e o lazer na comunidade.
● Alfabetização e Letramento: buscando aprimorar as práticas pedagógicas e garantir o aprendizado eficaz dos alunos.
Formato e inscrições
As aulas serão ministradas nos formatos EAD e presencial, com cinco encontros presenciais em cada uma das 19 cidades-sede das associações regionais de municípios do Paraná. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da AMP.
Benefícios
O programa visa qualificar os servidores públicos e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. O presidente da AMP, Edimar Santos, destacou a importância da iniciativa.
“Esse convênio vai ajudar em especial os pequenos municípios, onde muitas vezes os servidores não têm acesso a pós-graduações. Com isso, vamos valorizar os nossos servidores, usando ferramentas importantes para transformar as vidas das pessoas”.
A executora do programa é a Faculdade Pólis Civitas. Seu diretor, Paulo Maia, destacou a relevância dos cursos para o servidores e, em especial, a pós-graduação em autismo. “Essa pós-graduação é importantíssima e vai levar um conhecimento profundo sobre um tema da maior relevância, o que possibilitará encaminhamento adequado aos autistas”, disse.
Investimento
O diretor-presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, ressaltou que o programa é um investimento no futuro dos municípios paranaenses. “A melhor maneira de os municípios receberem recursos é qualificar os servidores para que as prefeituras tenham qualidade nos seus projetos e mudem a realidade da população. É isso o que estamos fazendo, beneficiando todos os municípios, especialmente os pequenos”, finaliza.