Furacão Milton se aproxima da Flórida e começa a formar vários tornados
Atualmente, há três alertas ativos no estado, com a possibilidade de novos tornados ao longo do dia
Os ventos do furacão Milton geraram “vários” tornados no sul da Flórida na manhã desta quarta-feira (9), conforme informou o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS). Atualmente, há três alertas ativos no estado, com a possibilidade de novos tornados ao longo do dia.
O que aconteceu
O alerta de tornado abrange uma área com mais de 12 milhões de pessoas. Por volta das 10h15 (horário local, 11h15 em Brasília), o NWS confirmou a ocorrência de um tornado “grande e extremamente perigoso” nas proximidades da reserva indígena Big Cypress, “movendo-se para o norte a 40 km/h”. Embora a região seja pouco habitada, o tornado cruzou um trecho da rodovia interestadual I-75, conforme detalha o alerta.
O aviso do Serviço de Meteorologia é válido até as 21h (22h em Brasília). A área indicada pelo NWS inclui cidades como Tampa, Miami, Cape Coral e Key West. Na segunda-feira (7), a prefeita de Tampa, Jane Castor, pediu à população que deixasse suas casas e se preparasse para a chegada do furacão Milton. “Se você escolher ficar em uma dessas áreas de evacuação, você vai morrer”, alertou.