55 diretores participam de seminário em Foz do Iguaçu
O objetivo do evento da Seed-PR, é aprimorar a organização do trabalho pedagógico dos diretores por meio de oficinas, palestras e fóruns
Mais de 2 mil diretores escolares da rede estadual do Paraná estão participando do I Seminário de Diretores de 2025, realizado entre os dias 17 e 27 de fevereiro, em Foz do Iguaçu. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), tem como objetivo capacitar e atualizar os gestores escolares em temas fundamentais para a melhoria da organização do trabalho pedagógico, da gestão do clima escolar e dos resultados de aprendizagem ao longo deste ano. Representando o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, 55 diretores e a chefe do Núcleo, Adriane Schio de Almeida, marcaram presença.
Itaipu investe R$ 24 milhões em programa de educação para…
Estrutura e objetivos do seminário
O seminário ocorre em dois grupos: o primeiro entre os dias 17 e 20 de fevereiro e o segundo de 24 a 27 de fevereiro. Essa divisão busca garantir que todos os diretores possam participar de forma dinâmica e interativa. Além dos gestores escolares, o evento conta com a presença do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, e equipes da Seed-PR.De acordo com o secretário, a iniciativa reforça a importância da gestão escolar para o avanço da educação paranaense. “Os diretores são peças-chave na construção de um ambiente escolar organizado, acolhedor e com foco na aprendizagem. Este seminário é um espaço de troca de experiências e aperfeiçoamento, essencial para fortalecermos a educação pública no Paraná”, destacou.
Programação e palestrantes
A programação do evento inclui oficinas, palestras e fóruns voltados para estratégias que melhorem as taxas de aprovação, reduzam a evasão e a reprovação escolar, além de práticas voltadas à recomposição das aprendizagens e avaliação escolar.Entre os palestrantes confirmados, destacam-se o professor Wagner Rezende, diretor do Centro de Avaliação da Educação Básica (CAEd), responsável pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e o professor Guilherme Silveira, da plataforma Alura, que abordará a aplicação da inteligência artificial na educação.
Representação do NRE de Laranjeiras do Sul
Além da chefe do Núcleo, Adriane Schio de Almeida, os seguintes diretores representaram a região: Aline Vaccari Lunelli, Almiria Teresinha Lisboa Gomes, Andreza Carla Sturmer, Ângela Danielli Kossovski, Carla Silvânia Budske Bovaroli, Celso Nepomuceno, Cleide Regina Bosetti, Cleonice Aparecida de Campos Ignachewski, Clóvis Ângelo Baratieri, Daniele Leocádia Bavaresco, David Fernandes de Oliveira, Diógenes Marcante Ribeiro, Edson José Borsoi, Edson Luís Mello de Assis, Elen Cristina de Paula Camargo, Eliane Maria da Silva, Elizângela Kurek, Emerson Clodoaldo Rodrigues, Fabiana Passarin, Genovi Maria Fraron Camargo, Gessi Carneiro Sebastião, Gilmar Monteiro, Hélio Schafranski, Itamara Francelize Cristo Alves, José Carlos Moreira Pinto, Josiane Rosa de Cristo, Joslaine Feroldi, Jucimari Pergher Dambroski, Júlio César de Oliveira, Kelly Rosa Walendorff, Larissa Nicásia Passarin Galvan, Leila Cristiane Martinello, Lilian Luciane Lerner Mintkewski, Lourdes Uliano, Luiz César Rech, Márcia Aparecida Segobio, Márcio Alves da Gama, Mari Luci da Fonseca, Maria Eliza Wolff, Marta Jarenczuk, Olivir Gavlik, Paulo Gawlik, Railson Andreiv, Rainilda Müller, Rodrigo Nunes Gomes, Rodrigo Pereira, Rosane Bortolini, Rosângela Kominkiewicz, Rosemara da Silva Moro, Rosemari Marostica Lerner, Rudison Luís Ladislau, Sandro Bortoluzzi, Sônia Mara Finoket, Vanda Manãn Freitas e Walter Rogério Souza Pavan.