Agosto Dourado: Saúde de Laranjeiras promove campanha sobre a importância do aleitamento materno
O leite reduz a mortalidade infantil o qual é nutricionalmente completo, sendo superior às fórmulas industrializadas de leites infantis
A secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, por meio do projeto “Elos de Afeto”, prepara todo mês de agosto atividades para atender a população. “Essa semana é comemorada desde o ano de 1992, e em 2017 o Ministério da Saúde instituiu como o mês de incentivo e intensificação de ações e promoção de apoio ao aleitamento materno, através da Lei nº 13.435. Em nosso município todos os profissionais que atuam no programa trabalham com muito gosto e através do projeto ‘Elos de Afeto’ já alcançamos resultados positivos quanto a promoção do aleitamento materno”, afirmou a nutricionista da secretaria de Saúde Thaise Almeida Granzotto.
As atividades realizadas buscam a atenção da população em geral para conscientização sobre a importância do leite humano na saúde do bebê, fazendo do aleitamento materno a única fonte de alimentação e de nutrientes que a criança precisa durante os primeiros meses de vida. “As atividades da Semana do Aleitamento Materno mostram a importância de trabalharmos juntos para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Precisamos repassar atitudes positivas, conhecimentos e habilidades que são indispensáveis para poder apoiar essas mães e famílias”, ressalta a nutricionista.
Agosto Dourado
O mês de agosto é marcado por ações de incentivo ao aleitamento materno. Mundialmente é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno no período de 1º à 7 de agosto, esse ano tem como tema “Fortalecer a amamentação: Educando e apoiando”.
A amamentação é um dos momentos mais importantes na construção do elo entre mãe e filho. Além disso, o leite materno possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, tornando-o único e essencial. É a base principal para que a criança tenha bons desenvolvimentos cotidianamente, beneficiando também as mães, pois diminui os indicadores de mortalidade, o que acarretará futuramente na saúde da criança até sua fase adulta, reduzindo a probabilidade de câncer de mama e ovários.
Benefícios da amamentação
-Alimentação saudável se inicia com o aleitamento materno, o qual nutre a criança com tudo que se é preciso nos primeiros seis meses de vida. Tornando – se complementar até os dois anos de vida.
-O leite reduz a mortalidade infantil o qual é nutricionalmente completo, sendo superior às fórmulas industrializadas de leites infantis. As crianças que tem o acesso à amamentação por mais tempo, se desenvolvem melhor intelectualmente, o que pode melhorar o desempenho escolar. Com a amamentação por leite materno, o bebê fica protegido de infecções, diarreias e alergias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido e fica menos tempo internado.
-O leite humano diminui o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. A mãe também se beneficia com a amamentação, como a perda de peso de forma rápida após o parto que ajuda na recuperação do útero para seu tamanho normal, o que diminui risco de hemorragia e anemia. Além disso, a cada ano que uma mãe amamenta, o risco de desenvolvimento de câncer de mama é reduzido.
Programação
10 de agosto
Horário: 14h
Local: Hospital São José
Educação Permanente em aconselhamento e manejo do aleitamento materno.
Dia 11 de agosto
Horário: 15h
Local: Atenção Básica:
Educação Permanente em aconselhamento e manejo do aleitamento materno.
Dia 16 de agosto
Horário: 9h
Reunião com estabelecimentos comerciais
Dias 18 e 19 de agosto
Horário: 9h
Local: Hospital São Lucas
Educação Permanente em aconselhamento e manejo do aleitamento materno.
Dia 31 de agosto
Horário: 13h
Capacitação para as Agentes de Saúde