Arte em madeira: atividade que começou como hobby virou fonte de renda
Segundo Júnior, a atividade além de ser um ganho extra, não agride o meio ambiente e faz reaproveitamento de materiais
A madeira é o material preferido para confecção de artesanatos, além de oferecer ótima qualidade, costumam ter durabilidade e resistência. O artesanato em madeira é uma das opções mais antigas de arte, que ao longo dos anos ganhou novos formatos. Rosenaldo de Souza Júnior (Juninho) de Laranjeiras do Sul, utiliza o trabalho na madeira como hobby e complementação de renda.
Atualmente, o artesanato pode ser feito com madeira ao natural, ou com o uso de madeiras reaproveitadas, como portas, janelas, paletes e muito mais.
Para a construção de uma boa peça, é necessário que ela seja feita com cuidado e atenção, sendo assim Júnior dedica seus fins se semana e horas livres para entregar a seus clientes um trabalho impecável.
Vocação
Segundo Juninho, seu interesse pela arte na madeira começou ainda quando criança. “Meu interesse começou desde cedo, com apenas 12 anos, comecei a fabricação de chaveiros. Meu avô era carpinteiro, acredito que essa influência tenha vindo dele” afirma Júnior.
Ele destaca que as pessoas foram conhecendo seu trabalho e o incentivando na comercialização dos objetos.“Fabricava apenas para minha família, mas depois de um tempo os amigos e vizinhos também começaram a se interessar pelo meu trabalho e começar a vender”, conta Juninho.
A procura por objetos de alta durabilidade fez com que Júnior começasse a comercializar seu trabalho, abrindo assim uma pequena empresa. “Os objetos mais procurados são tábua para churrasco, pilão e gamela (objeto de armazenamento de alimentos, semelhante a uma travessa)”, destaca.
Detalhes das artes
Júnior realiza esse trabalho por encomenda, dependendo do modelo, tipo de madeira e detalhes da peça, que ficam a gosto do cliente. Ele ainda faz desenhos diretamente na madeira, caso o cliente deseje. Grande parte de suas obras são feitas, em uma única peça, ou seja, sem emendas, deixando o objeto mais bonito e curioso.
Sobre o trabalho
Segundo Júnior, seus trabalhos são no modelo artesanal rústico, com madeiras maciças. Ele realiza a maioria, manualmente, sem auxílio de equipamentos elétricos. “Meus trabalhos não agridem a natureza, todo material utilizado é de reaproveitamento”, afirma. “Faço o aproveitamento de madeiras caídas, que a população doa e outras são compradas”.
De acordo com Júnior as madeiras que mais utiliza em seu trabalho são cedro, cedro rosa e pinos. “Dependendo da madeira utilizada, são necessários alguns cuidados para conservar a peça, como evitar muita exposição ao sol. Mas esses cuidados são explicados detalhadamente o cliente na hora da compra”, lembra ele.
Existem várias possibilidades de artesanato que podem ser feitos com madeira. Os itens mais comuns de encomenda são itens de organização da casa e peças para decoração.
Para mais informações (42) 9 9966-6413 (Júnior).