Bebê engasgado é salvo por policiais em Laranjeiras

Uma jovem, 19 anos, desesperada, pediu socorro para equipe, relatando que sua filha de apenas 30 dias, estava engasgada

No último sábado (27), por volta das 21h, a Polícia Militar de Laranjeiras do Sul foi acionada para cumprir um mandado de prisão no bairro Presidente Vargas. A ação, no entanto, tomou um rumo inesperado quando os policiais se depararam com uma situação de urgência envolvendo um bebê de apenas 30 dias.

Ao localizar o indivíduo alvo do mandado, a equipe policial deu voz de prisão, mas encontrou resistência por parte do mesmo, que se recusou a acatar as ordens. Diante da resistência, os policiais empregaram técnicas de imobilização para efetuar a detenção.

Em meio a essa operação, uma jovem de 19 anos se aproximou da equipe em estado de desespero, pedindo socorro. Ela relatou que sua filha, com apenas 30 dias de vida, estava engasgada com leite materno.

Com a situação crítica, os policiais conseguiram colocar o indivíduo detido no camburão da viatura e, agindo de maneira rápida, prestaram os primeiros socorros à criança, aplicando a manobra de Heimlich.

Dado o risco iminente de vida e a distância do hospital, a equipe policial tomou a decisão de se deslocar com a própria viatura, transportando tanto a mãe quanto o bebê engasgado e o detido, até a casa hospitalar São José. Lá, a criança foi entregue à equipe médica de plantão, que finalizou o atendimento de emergência.

Posteriormente, a equipe da Polícia Militar dirigiu-se à sede da 10ª Cia Independente para a lavratura do boletim de ocorrência e outros procedimentos legais pertinentes.

Fonte: PM

Autismo: Colibri fará pedágio de conscientização neste sábado 

Atualmente são mais de 100 famílias que lutam pelo acesso a tratamentos de qualidade e diferentes terapias no município

Ontem (02), foi o dia mundial da Conscientização do Autismo. Condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Cada pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é única, podendo apresentar diferentes graus de suporte necessário para lidar com o dia a dia. O autismo não é uma doença, mas uma maneira diferente de perceber o mundo. 
Desde 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o 02 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data tem como objetivo ampliar o entendimento da sociedade sobre o TEA, incentivando o respeito e a inclusão de pessoas autistas em todos os ambientes, seja na escola, no trabalho ou em espaços de lazer. 

Apoio 
A vereadora Janice Couto esteve ontem (02), em Curitiba, ao lado do deputado Denian Couto, que reafirmou seu apoio à cidade e anunciou a disponibilização de um veículo para a Associação Colibri, auxiliando no transporte de crianças autistas e no apoio às suas famílias. “No Dia da Conscientização, me comprometo a mandar um carro especial para o transporte dos autistas, pedido que eu havia recebido em Laranjeiras e hoje é reiterado pela vereadora e elevar os recursos para a educação e para a ação social.” Relatou. 

Eventos 
A Associação Colibri, que atua no apoio a crianças e adolescentes autistas em Laranjeiras do Sul, organiza eventos especiais para reforçar a luta por uma sociedade mais inclusiva. 
Ontem (02), crianças e adolescentes com TEA participam das aulas de Jiu-Jitsu da Associação Colibri em parceira com Studio de Artes Marciais KGB do Sensei Jefferson Rodrigues e realizaram uma sessão de fotos especial para marcar a data. 
Neste sábado (05), a comunidade está convidada para participar do Pedágio de Conscientização do Autismo, que acontecerá no estacionamento da Farmácia Santa Terezinha da XV. O evento busca disseminar informações e incentivar o respeito às diferenças.  
A presidente da Associação Colibri, Jaqueline Bueno, reforça a importância da participação de todos. “Convidamos toda a comunidade para se unir a nós nessa importante causa. O autismo não é uma limitação, mas sim uma forma única de perceber o mundo, e nosso papel como sociedade é garantir respeito, inclusão e oportunidades para todas as pessoas no espectro. Neste sábado, queremos levar essa mensagem a todos. Contamos com cada um de vocês para dar voz a essa luta”, afirmou. Associação  
Desde 2018, a Associação Colibri de Laranjeiras tem atuado ativamente na cobrança e colaboração voltadas às pessoas com TEA e suas famílias. Atualmente, representa mais de 100 famílias que lutam pelo acesso a tratamentos de qualidade e diferentes terapias no campo dos atendimentos terapêuticos. 
Além da turma de lutas, também há projetos de fundos sociais para a criação de uma sala sensorial para autistas na cidade. Participa de editais da Engie, Cresol e do COMPED (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) e aguarda a aprovação e liberação dos recursos para viabilizar o espaço. 
Outro destaque foi a participação na ExpoAgro 2025, a feira foi uma oportunidade de visibilidade, recebendo a visita de autoridades como deputados, vereadores, prefeito e vice-prefeito, além de representantes da UFFS e da OAB. “Nossas famílias se desdobraram para organizar o nosso estande, conversar com a sociedade e entregar nosso folder de divulgação das características do autismo. Foi um importante espaço para nós, agora vamos colher os frutos desse trabalho.” Comentou, Jaqueline. 
Vamos transformar a teoria em ação, o preconceito em respeito e a distância em acolhimento. O autismo não é um limite, e sim uma maneira singular de existir no mundo.