Biênio 2025/26: Associação da Cantu terá eleição para nova diretoria neste mês
A assembleia acontece no dia 31, em Nova Laranjeiras. Segundo informações, o prefeito de Rio Bonito, Sezar Bovino, desponta como possível candidato à presidência
A Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu (Cantu) realizará sua Assembleia Geral Ordinária no dia 31 de janeiro de 2025, às 18h30, no Clube Sorella, localizado na Rua Raimundo Mioranza, em Nova Laranjeiras. Convocada pelo presidente da entidade, a reunião tem como principal pauta a eleição da Diretoria Executiva para o biênio 2025/2026. Segundo informações, o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Bovino, desponta como possível candidato à presidência da associação, devido às articulações que vem realizando com diversos prefeitos há algum tempo para assumir o cargo.
Processo eleitoral
O edital de convocação define regras detalhadas para a inscrição das chapas e a condução das eleições. Os candidatos interessados devem registrar suas chapas na secretaria da associação até 48 horas antes do pleito, informando os nomes dos participantes, os municípios que representam e os cargos pretendidos.
Cada município associado poderá registrar apenas uma chapa, que será identificada por um número e uma denominação escolhida pelos integrantes.
Critérios de participação
Somente prefeitos, vice-prefeitos ou substitutos legais com poderes específicos poderão votar e ser votados. Os participantes deverão atender a dois requisitos básicos:
- Estar em dia com as contribuições mensais da associação.
- Ter comparecido a pelo menos 70% das reuniões da Assembleia Geral Ordinária no ano anterior.
A mesa eleitoral, composta por um presidente e dois mesários, será responsável por verificar a identidade dos votantes, coletar suas assinaturas, conduzir a apuração dos votos de maneira pública e proclamar a chapa vencedora.
Empate e quórum
Em caso de empate, será considerada eleita a chapa cujo candidato à presidência for o mais idoso. Caso não haja quórum na primeira convocação, uma segunda convocação ocorrerá no mesmo local e dia, às 19h30.
Transparência do processo
O edital prioriza a transparência e a legitimidade do processo, com a apuração pública dos votos e normas claras para a inscrição de chapas e participação nas eleições.