Câmara de Vereadores realiza a posse de Vereadores Mirins
O Parlamento Jovem foi instituído com o objetivo de possibilitar aos estudantes uma visão sobre a democracia.
Nesta segunda-feira (12), por meio de uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitora do Paraná (TER-PR) foi realizado a posse de vereadores mirins em Laranjeiras, na câmara de Vereadores. O programa ‘Parlamento Jovem’, é voltado para a formação política de estudantes do ensino médio. Nesta edição, a iniciativa envolveu alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Érico Veríssimo.
Na posse os estudantes realizaram uma sessão ordinária, ato que permitiu a votação de um Projeto de Lei apresentado pelos alunos.
Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem foi instituído com o objetivo de possibilitar aos estudantes uma visão sobre a democracia. Em 2022, o projeto teve início em março. A ação compõe a proposta curricular da disciplina de ‘Cidadania e Civismo’, ministrado no Colégio pela professora Veninha Bortoluzzi Pereira. A primeira etapa consistiu na apresentação da iniciativa aos alunos. Depois houve o cadastramento dos estudantes eleitores junto ao TRE, a filiação em partidos fictícios, convenção partidária, escolha dos candidatos, campanha eleitoral, treinamento dos alunos mesários e, por fim, a eleição, que aconteceu em junho.
Participantes
A atividade teve a participação da representante do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras (NRE), Danieli Mioranza, do chefe do cartório da 45ª Zona Eleitoral, Francisco Paulo Smitek Sobieray e do Consultor Legislativo da Câmara de Laranjeiras do Sul e ex-vereador, Gilmar Zocche.
Os profissionais prestaram apoio e ajudaram a desenvolver as atividades junto com os profissionais do colégio e alunos. Os estudantes eleitos foram Maria Taques, João Teles, Endilly Fogaça, Yasmim Camilly Ferreira, Pedro Eduardo Camargo, Willian Bueno, Willian José de Lima e Antônio Felipy Pelizzari.
Conforme Zocche, o programa oferece à juventude a oportunidade de conhecer o Legislativo Municipal, o cotidiano da Casa de Leis, os Vereadores e as atividades do princípio de legislar, fiscalizar e representar o Município. “Envolver estudantes na discussão dos problemas da sociedade e na elaboração de propostas para solucioná-los é uma das mais eficientes maneiras de inseri-los na vida política. Acreditamos que este é o melhor caminho para a formação de cidadãos envolvidos com a comunidade e a solidificação de um país mais democrático, justo e desenvolvido”, destacou o servidor.